Cacuso - Um levantamento de amostras de recursos minerais começou a ser feito esta semana, no município de Cacuso, província de Malanje, por técnicos do Ministério da Geologia e Minas, no quadro do Plano Nacional de Geologia.
De acordo com o técnico geoquímico do Plano Nacional de Minas, Anderson Lukombo, o referido levantamento terá a duração de 3 meses e circunscreve-se na recolha de amostras de sedimentos para analise laboratorial, com vista a aferir os tipos de recursos minerais existentes naquela região.
Precisou que o projecto abrange as 18 províncias do país e servirá para elaboração do Mapa de Recursos Minerais de Angola.
Iniciado em 2013, o Plano Nacional de Geologia (PLANAGEO) foi criado para responder aos grandes desafios inerentes ao desenvolvimento sustentável de Angola.
O PLANAGEO está a desenvolver infra-estrutura geológica do país, obtendo informação geológica de qualidade credível, necessária para o conhecimento e avaliação do real potencial mineiro do território nacional.
O projecto visa igualmente estabelecer as reservas do Estado em termos de recursos minerais, apoiar às acções inerentes a concessão de direitos mineiros e de planeamento do desenvolvimento sócio-económico de Angola.
Promover, atrair e mobilizar investimentos indispensáveis para a exploração dos recursos minerais e a dinamização do sector mineiro, de forma a contribuir cada vez mais para o desenvolvimento sustentável do país, figuram ainda entre os objectivos do plano, que consiste, entre outros trabalhos, na execução de levantamentos aerogeofísico, de cartografia, de mapeamento geológico e geoquímico e de actualização e elaboração de cartas geológicas.