Mercado oferece cenários atractivos para diversificação económica

     Economia              
  • Luanda • Quarta, 05 Outubro de 2022 | 13h35
Angola já foi dos maiores produtores de café na década dos anos 70
Angola já foi dos maiores produtores de café na década dos anos 70
Divulgaçao

Luanda - O secretário de Estado para a Cooperação Internacional e Comunidades Angolanas, Domingos Vieira Lopes, realçou, esta quarta-feira, que o mercado angolano oferece vários cenários atractivos para os investidores estrangeiros contribuírem para a diversificação económica.

Ao discursar na abertura do Simpósio e Feira do Cacau e do Mel, que decorre sob o lema "Divulgando os tesouros  desconhecidos de Angola", sublinhou que os empresários podem apostar mais na produção agrícola, por ser uma área pouco explorada e bastante promissora.  

Citando dados fornecidos pela Conferência das Nações Unidas para o Comércio e Desenvolvimento, o responsável disse que anualmente Angola produz cerca de 23 mil toneladas de mel.

De acordo com o mesmo estudo, com mais investimento em novas regras e técnicas modernas, a produção poderá triplicar até 200 mil toneladas por ano.

“Trata-se de uma actividade económica que se enquadra na apicultura, que tem se desenvolvido paulatinamente de forma sustentável, sem grandes constrangimentos ao meio ambiente natural e social para as nossas comunidades”, reforçou.

De acordo com o secretário de Estado, o país tem condições favoráveis para desenvolver a médio e longo prazo o sector agrícola e alcançar a tão cobiçada diversificação da economia.

“E o facto de possuirmos uma das maiores reservas de água da África subsariana e uma extensa reserva de terras agrícolas altamente férteis, que devem ser melhor aproveitadas e capitalizadas, de modo a tornar o sector com maior índice de empregabilidade para os jovens e a população de forma geral”, frisou.

O Simpósio e Feira do Cacau e do Mel decorre de 5 a 6 de Outubro, no Palácio de Ferro, em Luanda, e reúne produtores e apicultores nacionais de cacau e de mel, que estão a apresentar os produtos, bem como promover o potencial existente no país.

O Simpósio e Feira do Cacau e do Mel é uma oportunidade para exibição, divulgação, promoção e venda do produto genuinamente nacional, assim como despertar consciências para a necessidade do intercâmbio nacional e internacional em matéria de produção, industrialização e comercialização destes produtos.

O Simpósio e Feira do Cacau e do Mel decorre sob o lema "Divulgando os tesouros  desconhecidos de Angola," e é uma organização conjunta dos ministérios das Relações Exteriores (Mirex), e da Agricultura e Florestas (Minagrif), em parceria com o Instituto Nacional do Café (INCA), o Instituto de Desenvolvimento Florestal (IDA) e a Agência de Investimento Privado e Promoção das Exportações de Angola (Aipex).

 



Tags


+