Luanda – Duzentas novas máquinas que permitem o pagamento, depósito de dinheiro e abertura de conta bancária vão ser instaladas ao longo deste ano, nas 18 províncias de Angola, com vista à disponibilização e aproximação gradual dos serviços bancários aos cidadãos.
A iniciativa da empresa ‘Innovation Makers’, em parceria com a EMIS e os bancos comerciais, enquadra-se no Aviso n.º 18/2022 do Banco Nacional de Angola (BNA), que obriga as instituições bancárias a disponibilizarem produtos e serviços financeiros, em todos os municípios, através de um ponto de atendimento, por exemplo.
De acordo com o CEO e porta-voz da Innovation Makers, Vítor Rodrigues, actualmente a empresa conta já com a instalação de perto de 200 máquinas de pagamento, depósito e abertura de conta, no país, prevendo a duplicação deste número no decorrer do presente ano.
Em declarações à ANGOP, o responsável esclareceu que os respectivos equipamentos vão ser instalados nas agências móveis contentorizadas, que podem assumir o papel de ‘ATM Center’, com soluções desenvolvidas para os clientes.
Assegurou que as agências contentorizadas já se encontram disponíveis e, inclusive, existem algumas em funcionamento.
Segundo Vítor Rodrigues, esses equipamentos resultam da transformação de contentores de carga em pontos bancários autónomos e móveis, personalizáveis de acordo com as necessidades do banco e com a sua imagem externa.
Esses contentores, prosseguiu, podem consistir em ATM Center e adoptar o modelo de agente bancário ou posto de atendimento, sendo equipados com ATM, máquinas de depósito e de pagamentos, recicladoras e impressoras de cartões bancários, bem como uma sala para reuniões, entre outras soluções.
A fonte apontou a facilidade da instalação e transporte dos contentores, assim como o elevado nível de segurança, como factores que permitem o alargamento da rede bancária em zonas recônditas do país, com um investimento substancialmente mais reduzido do que os espaços tradicionais.
Essa solução, considerou, também tem a vantagem de transformar os contentores localmente, privilegiando a matéria-prima angolana, com excepção ao hardware bancário, que é encomendado a fornecedores externos.
Por outro lado, a par da instalação de novas máquinas de pagamento, depósito e abertura de conta (ATM Center), o CEO da Innovation Makers adiantou que a solução da EMIS de pagamentos móveis, através do ‘QR Code’ em TPA, está em fase de testes, um serviço que também será integrado nas soluções da sua empresa, já no primeiro trimestre deste ano, passando a estar disponível em todos TPA do país.
“Esta solução inovadora no mercado torna os pagamentos mais céleres, ao permitir que os detentores da aplicação Multicaixa Express, possam fazer pagamentos por QR Code, através do telemóvel, interagindo com o TPA do comerciante”, clarificou.
Considerou a disponibilização desses serviços e produtos (pagamentos móveis, ATM Center de rápida e fácil instalação, entre outros) como as principais soluções do sector financeiro que podem ajudar a evitar e a reduzir as enchentes nas instituições bancárias.
Por isso, Vítor Rodrigues garantiu que a sua empresa, em parceria com a banca comercial, vai continuar a disponibilizar soluções adaptadas ao mercado angolano, para ajudar a resolver, paulatinamente, o problema das constantes filas ou enchentes nos ATM, principalmente no final de cada mês.
Ainda para 2024, além das agências móveis e pagamento via QR Code, a empresa está a preparar o lançamento de soluções inovadoras de automatização de diversos processos e procedimentos bancários, com recurso à autenticação e identificação biométrica e à inteligência artificial.
Presente em Angola desde 2010, a Innovation Makers é uma empresa tecnológica especializada, que trabalha, fundamentalmente, com instituições financeiras e seguros, com realce para área de venda, suporte e manutenção aos ATM e TPA, para além de oferecer soluções para o mercado de cartões bancários e impressoras de instant issuing, contando com uma força de trabalho de mais de 50 pessoas.
Ao longo desse período, a empresa certificada pela EMIS desenvolveu várias acções tecnológicas, com destaque para o desenvolvimento da solução de canais bancários mais premiados no país, em parceria com o Banco Angolano de Investimento (BAI), e o lançamento das primeiras máquinas de depósito em Angola.
Constam ainda das suas actividades, as primeiras operações por QR Code no país, o desenvolvimento de sistemas que permitem o pré-pagamento de energia eléctrica nos canais multicaixas, entre outras acções.
Para essa empresa, actualmente, Angola representa um valor significativo no negócio, que tem registado um crescimento consistente ao longo dos anos, com o fornecimento de soluções de pagamentos (software, internet, mobile banking, gestão e monitorização de TPA e ATM, entre outros produtos), a quase todos os bancos presentes no mercado nacional.
Com uma quota de mercado de mais 30%, em soluções tecnológicas sobre pagamentos electrónicos, em Angola, a Innovation Makers contou com um volume de negócios de cerca de 12 milhões de euros, a nível global, em 2022, um acréscimo de cerca de cinco milhões de euros face a 2021. QCB/AC