Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

MEP enaltece articulação entre coordenadores dos Programas do PDN 

     Economia              
  • Luanda • Quinta, 12 Maio de 2022 | 14h12
Vista parcial do Oceano atlântico
Vista parcial do Oceano atlântico
Pedro Parente-ANGOP

Luanda - O secretário de Estado para o Planeamento, Milton Reis, reconheceu, hoje, em Luanda, haver maior articulação entre os coordenadores dos Programas de Acção (Ministérios e Governos Provinciais), permitindo elaborar-se melhor o Relatório de Balanço do Plano de Desenvolvimento Nacional (PDN 2018-2022).

Milton Reis que falava no habitual Briefing do Ministério da Economia e Planeamento, sublinhou que os diferentes intervenientes têm estado a reportar todas as acções de domínio territorial, desenvolvidas em cada circunscrição.

Reiterou que o relatório de Balanço do PDN referente ao Iº Trimestre de 2022 está concluído em termos técnicos e será apreciado na próxima Sessão da Comissão Económica do Conselho de Ministros, tendo a elaboração contado os Gabinetes de Estudo, Planeamento e Estatística (GEPE) sectoriais, provinciais e municipais.

A propósito, o referido documento apresenta o nível de implementação das acções previstas nos 70 programas de acção do PDN 2018-2022 até ao I Trimestre do ano de 2022, e a avaliação dos resultados da implementação das metas e objectivos programados para o ano 2021.

“(….) Também está concluído a nível técnico o Relatório sobre Insegurança Alimentar, que tem como objectivo prestar informações sobre a insegurança alimentar moderada e severa, bem como monitorar o desempenho dos indicadores dos ODS 2.1.2 - Prevalência de insegurança alimentar moderada ou grave na população, com base na Escala de Experiência de Insegurança Alimentar (FIES)”, referiu.

Explicou que o relatório vai disponibilizar dados resultantes do Recenseamento Agro-pecuário e Pesca (RAPP), para o país apresentar o indicador 2.1.2 dos ODS - Prevalência de insegurança alimentar moderada ou grave na população, com base na Escala de Experiência de Insegurança Alimentar (FIES), com maior nível de desagregação por província e município.

Segundo o responsável, pretende-se, com o referido relatório, conhecer a situação da insegurança alimentar na população e nos agregados familiares, residentes na área urbana e rural, apresentar a Escala de Experiência de Insegurança Alimentar (FIES) em Angola a nível dos municípios para melhor monitorar o ODS 2.1.2.

Acrescentou que o relatório vai permitir contribuir para uma melhor análise dos dados existentes sobre segurança alimentar e nutricional e produzir estatísticas oportunas e confiáveis sobre insegurança alimentar comparáveis com as metodologias internacionais.

Durante o evento, o secretário de Estado realçou também a realização, em Luanda, do  Seminário sobre “Como o Pensamento Sistémico pode Acelerar os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)”.

O mesmo visou explorar e debater as vantagens e oportunidades do pensamento sistémico para acelerar os ODS, tendo sido abordados temas sobre a Introdução ao Modelo iSDG, compreensão comum da finalidade; dos resultados do exercício de simulação, identificação das necessidades do país; e a identificação de fontes de dados.





Notícias de Interesse

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+