Matala - Cooperativas agrícolas, associações de camponeses, empresários, empreendedores e alguns municípios vizinhos estão, desde hoje, sexta-feira, a exibir as suas potencialidades na Expo-Matala, com o foco no estabelecimento de novas parcerias de negócios.
O certame faz parte do programa dos 66 anos de existência da Matala, desde que atingiu à categoria de vila, a assinalarem-se no dia 27, cujo programa das festividades começou a um deste mês.
Nele estão expostas as diversificadas produções agrícola, pesqueira e pecuária locais, com realce para a do perímetro irrigado e a de arroz que ensaia há já cinco anos, através de um investimento chinês.
Na abertura do evento, o administrador da Matala, Manuel Machado Quilende, assinalou que é uma iniciativa que prevê criar oportunidades aos expositores para comercializar os seus produtos e estabelecer contactos que podem dinamizar o comércio, com a celebração de contratos de compras futuras.
Convidou os interessados a visitar, a comprar e a expor os seus produtos e serviços no evento que decorre até domingo (25).
A par da produção, disse o administrador, a Expo-Matala exibe, também, a cultural local, tendo anunciado para terça-feira (27) um “Desfile Cívico”, o maior evento das festividades, com a participação de todas forças vivas da sociedade, com o objectivo de mostrar a diversidade do município.
A Matala é o segundo município mais povoado da Huíla, com mais de 355 mil habitantes, a seguir ao Lubango que tem perto de dois milhões. MS