Cambulo - Angolano vai gastar 12 milhões, 346 mil e 480 Euros na reabilitação da linha de transporte de energia eléctrica entre o aproveimento hidroeléctrico do Luachimo, inaugurado esta sexta-feira, e o município de Cambulo, província da Lunda-Norte.
A reabilitação da linha de alta tensão de 60/30 quilovoltes, com uma extensão de 86 quilômetros, cuja consignação da empreitada foi testemunhada pelo ministro da Energua e Águas, João Baptista Borges, termina em Fevereiro de 2025.
Serão recuperadas 220 torres metálicas e construídas 190 postes de betão, cujos custos rondam os 9 milhões, 343 mil e 640 Euros,
Já a reabilitação das subestações eléctrica a do Nzangi e Fucauma, com um financiamento de três milhões mil e 84 Euros, terá a duração de 11 meses.
A conclusão do projecto vai permitir a electrificação de Mucumbo, Fucauma, Cassanguide, Luxilo e Nzagi, que numa primeira fase prevê mil e 500 ligações domiciliares e 500 postes de Iluminação Pública .
O Governo de Angola pretende com este investimento garantir o acesso da população à energia eléctrica e melhorar as condições sociais, assim como desenvolver o sector agro-pecuário e mineiro.
A governadora da Lunda-Norte, Deolinda Satula Vilarinho, disse que a materialização da expansão da energia produzida pela barragem hidroeléctrica do Luachimo representa um marco importante e abre novas perspectivas na atração de investimentos à região.
A governante augura que a electrificação da Lunda-Norte seja um ponto de partida na captação de investimentos privados, sobretudo no sector produtivo e não só.
Segundo Deolinda Satula Vilarinho, com as estradas nacionais 225 e 230 praticamente reabilitadas e a entrada em funcionamento da barragem, a província tem tudo para dinamizar o seu desenvolvimento.
Apelou aos empreiteiros a cumprir com os prazos contratuais, para que a população de Cambulo beneficie, a partir de 2025, da energia produzida na Luachimo.
O município de Cambulo tem 120 mil e 128 habitantes, representando 11 por cento da população da Lunda-Norte. HD