Luanda – As marcas nacionais ligadas ao sector de bebidas, alimentação e tecnologia estão entre as mais referenciadas pelos consumidores angolanos, representando 40% do conjunto de 20 marcas internacionais.
Segundo um estudo sobre consumidor, apresentado esta quarta-feira, em Luanda, pela organização internacional independente Superbrands, trata-se de oito marcas angolanas, nomeadamente Cuca, Eka, Nocal, Pura, Top, Tio Lucas, Alimo e Unitel, que fazem parte do top 20, liderado pelas marcas internacionais, como a Coca-Cola, Nike, Adidas, Gucci, entre outras.
Conforme essa organização, que promove, anualmente, uma análise detalhada sobre as marcas com maior relevância no mercado nacional, a referida pesquisa foi baseada num inquérito que permitiu entrevistar mais de mil consumidores, com idade compreendida entre 15 e 39 anos, nas províncias de Luanda, Cabinda, Benguela e Huíla, tendo como indicadores notoriedade, identificação, satisfação de necessidades, unicidade e confiança.
O estudo possibilitou, igualmente, identificar as marcas e os segmentos com maior relevo para o consumidor local, bem como as características genéricas do mercado nacional.
De acordo com o representante da empresa organizadora em Angola, Pedro Diogo Vaz, o estudo elegeu um top de 20 marcas nacionais e internacionais, sendo a moda, bebidas e tecnologia as mais mencionadas, espontaneamente, pela população, com 72% das referências.
Referiu que os dados dessa pesquisa, desenvolvida pela consultora internacional Keyresearch, foram recolhidos em Setembro de 2023.
Por sua vez, o director-geral da Keyresearch, Paulo Santos, sublinhou que comparando os dados de 2021, os sectores que registaram um maior crescimento no top 20 da pesquisa foram alimentação, bebidas e automóveis, enquanto os sectores da tecnologia, moda e produtos de higiene apresentaram uma redução na sua presença.
Disse que na avaliação dos dados do estudo ao consumidor é ainda feita uma análise por faixa etária e estrato social, observando-se que, na análise por gerações, a Cuca e o Tio Lucas integram o top 3 de todas as faixas etárias.
Em Angola desde 2009, a Superbrands tem distinguido as marcas presentes no mercado, com base num estudo junto do consumidor. Esta organização internacional e especializada está representada em 89 países. ASS/QCB