Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Requalificação do Luena prevê asfaltagem de 35 quilómetros

     Economia              
  • Moxico • Quinta, 19 Dezembro de 2024 | 18h46
1 / 3
Obra de asfaltagem
Obra de asfaltagem
Laite Tito (ANGOP)
2 / 3
Governador do Moxico, Ernesto Muangala
Governador do Moxico, Ernesto Muangala
Kinda Kyungu-Angop
3 / 3
Cerimônia de comprimento de fim de ano
Cerimônia de comprimento de fim de ano
Kinda Kyungu-Angop

Luena – Cerca de 35 quilómetros das vias secundárias da cidade do Luena, capital da província do Moxico, serão asfaltados em 2025, no âmbito do programa de requalificação da urbe.

Na primeira e segunda fase, nos últimos quatro anos, o programa permitiu a asfaltagem de mais de 20 quilómetros , abrangendo os bairros Tchifuchi, Popular, Santa-Rosa, Passa-Fome, parte do Alto-Campo, Sangondo, Vila-Luso, urbanização 4 de Fevereiro e Social da Juventude.

Intervindo na cerimónia de cumprimentos de fim-de-ano, o governdor do Moxico, Ernesto Muangala, realçou que projecto faz parte do Plano Especial de Equilíbrio Comparativo das Condições de Partida para o Desenvolvimento da província, aprovado recentemente pelo Presidente da República.

Disse que além deste projecto, outros, de carácter social e económico, serão inscritos progressivamente no Orçamento Geral do Estado (OGE) de 2025 e 2026, para a restauração da imagem da urbe e melhoria no tráfego.

Ainda no capítulo das vias de acesso, lembrou que está em curso o trabalho de asfaltagem da Estrada Nacional 250 (EN-250), que liga os municípios do Luau/Luacano/Cameia, onde já foram asfaltados mais de 30 quilómetros dos 156 previstos.

A par disso, prosseguiu, estão a ser preparadas as condições para a aceleração da empreitada e o início da construção do troço Marco-25/Cazombo/Lumbala-Caquengue, EN-250, entre outras vias.

O Executivo prevê asfaltar até 2027, cerca de mil e 20 quilómetros de estradas nacionais província do Moxico, segundo as projecções do Ministério das Obras Públicas, Urbanismo e Habitação.

Actualmente, a província possui menos de 600 quilómetros asfaltados, dos três mil e 477 que compõem a malha rodoviária, sendo que, dos nove municípios, apenas um (Camanongue) está ligado por estrada asfaltada com a capital da província (Luena). LTY/TC/HD





A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+