Malanje terá posto fiscal fronteiriço

     Economia           
  • Malanje     Quarta, 27 Outubro De 2021    16h54  

Malanje- Um posto fiscal fronteiriço será aberto no início de 2022 entre os municípios de Massango e Marimba, regiões fronteiriças com a República Democrática do Congo, no quadro da expansão dos serviços da AGT (Administração Geral Tributária).

A informação foi avançada hoje, quarta-feira, pelo administrador da AGT, Tiago Santos, no final de um encontro entre o governador provincial, Norberto dos Santos, e uma delegação do Conselho de Administração da AGT.

 

Segundo o responsável, o referido posto visa viabilizar o comércio naquela região, simplificar os serviços da AGT e equilibrar o número de contribuintes face ao de habitantes, que está abaixo do pretendido.

 

Actualmente, os serviços da Administração Geral Tributária estão apenas disponíveis nos municípios de Malanje e Cacuso, pelo que reforçou a necessidade de estender os serviços da instituição e aumentar cada vez mais a capacidade contributiva.

 

Fez saber que de Janeiro a Outubro deste ano, a província arrecadou mais de 4 mil milhões de kwanzas, tendo um aumento de 205 por cento em relação a estimativa do Orçamento Geral do Estado (OGE) 2021.

 

Por outro lado, Tiago Santos enfatizou o contínuo trabalho do cadastramento massivo de imóveis, veículos motorizados e embarcações nos municípios, cujos valores a arrecadar servirão imediatamente para melhorar as condições de vida dos cidadãos.

 

Outrossim, reforçou a aposta da AGT na redução da informalidade no comércio, com a emissão de facturas, enquanto importante indicador da formalização dos negócios.

 

A delegação da Administração Geral Tributária, chefiada pelo seu presidente, Cláudio dos Santos, trabalha desde hoje em Malanje (sede da segunda Região Tributária do país, que inclui as províncias do Uige e Cuanza Norte), onde durante dois dias vai inteirar-se do funcionamento do órgão e reunir com a classe empresarial.

 





+