Malanje necessita de empresas exploradoras de ouro  e mercúrio 

     Economia           
  • Malanje     Domingo, 28 Abril De 2024    11h03  
Uma mineradora de ouro em Buco Zau, Cabinda
Uma mineradora de ouro em Buco Zau, Cabinda
Leonardo Castro

Malanje- O director do Gabinete Provincial do Desenvolvimento Económico e Integrado, Pedro Gingi, disse sábado, nesta cidade, que a província de Malanje, necessita de empresas mineiras para exploração de ouro, mercúrio vermelho e ferro para contribuir no seu desenvolvimento.

De acordo com a fonte, estes recursos não são extraídos por falta de empresas licenciadas para o efeito, uma vez que a maior parte dos investidores opta por explorar essencialmente o diamante e manganés. 

Em entrevista à ANGOP por ocasião do dia do trabalhador mineiro, assinalado sábado, Pedro Gingi apelou aos empresários nacionais e estrangeiros no sentido de investirem na prospecção e exploração destes recursos naturais, com vista a ajudar no desenvolvimento económico da província.

Realçou que a exploração do ouro e do mercúrio vermelho, trará benefícios para a província, pois para além da criação de postos de trabalho, dará rendimentos às famílias e contribuirá na tributação.

“Estes mineiros têm valor alto no mercado internacional, pelo que ao serem explorados trarão receitas altas e poderão alavancar a economia da província e do país”, ressaltou, acrescentando que Malanje ainda é pioneira no que toca a exploração de mineiros e inertes.

Precisou que actualmente a província de Malanje conta com 53 empresas e cooperativas legalizadas para a explorar mineiros e inertes, mas apenas sete funcionam, devido a falta de verbas, estradas de acesso, falta de máquinas e de peças de reposição, para além de encargos com trabalhadores e as exigências impostas pelo Ministério dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás.

As comemorações da efeméride foram marcadas com a realização sexta-feira (26) de um workshop sobre “O papel do trabalhador mineiro no desenvolvimento sustentável e as potencialidades mineiras de Malanje’’.

O programa encerrou com a inauguração de quatro salas de aulas, neste sábado no município de Cacuso e visitas a unidades mineiras da localidade, numa promoção do Gabinete Provincial do Desenvolvimento Económico Integrado. 

O sector mineiro em Malanje conta com 500 trabalhadores, contra os mais de dois mil até então existentes. 

O 27 de Abril, dia do trabalhador mineiro foi institucionalizado em 1985, em reconhecimento ao empenho e contributo destes no desenvolvimento económico e social do país. NC/PBC





+