Cacula – Mais de três mil quilómetros de vias estão a ser intervencionados no país, em obras financiadas pelo Governo, no quadro do Programa de Salvação de Estradas nacionais, para melhorar a circulação de pessoas e de seus bens, revelou na Huíla, o ministro das Obras Públicas, Urbanismo e Habitação, Carlos dos Santos.
Nesta altura, segundo deu a conhecer hoje, terça-feira, no município da Cacula, todas empreitadas decorrem a bom ritmo e tudo indica que, dentro de um ano, a malha rodoviária nacional estará em condições seguras para permitir a mobilidade e ajudar a alavancar a economia.
Ainda no capítulo de obras nacionais, o ministro anunciou o estancamento de 742 ravinas, dado o seu estado progressivo que ameaçam infra-estruturas e vidas humanas.
Falando à margem do acto de consignação das obras de reabilitação da EN-105, que liga as províncias da Huíla e de Benguela, com 303 quilómetros, Carlos dos Santos afirmou que nos últimos tempos e com as cargas pesadas de chuva as estradas degradaram-se bastante, daí a criação de uma equipa para uma a actuação imediata.
A reabilitação da EN-105 que liga as províncias de Benguela e Huíla gerou 530 postos de trabalho, na sua fase inicial.
A rede fundamental de estradas de Angola é constituida por mais de 13 mil quilómetros. JT/MS