Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Mais de seis toneladas de mel prontas para colheita no Huambo

     Economia              
  • Huambo • Quinta, 03 Outubro de 2024 | 14h06
1 / 3
Produção Nacional de Mel no Cunene
Produção Nacional de Mel no Cunene
Luísa Henriques-ANGOP
2 / 3
Produção de Mel
Produção de Mel
José Cachiva
3 / 3
Chefe de secção dos Serviços Técnicos e Fiscalização do IDF na província do Huambo, Admilthon Félix Caetano
Chefe de secção dos Serviços Técnicos e Fiscalização do IDF na província do Huambo, Admilthon Félix Caetano
Zeferino Zinga-ANGOP

Huambo – Mais de seis toneladas de mel, produzidas por seis cooperativas e outros apicultores individuais em mil 800 colmeias, estão prontas para serem colhidos, entre Outubro e Dezembro do corrente ano, na província do Huambo, soube a ANGOP.

A informação foi prestada, esta quinta-feira, pelo chefe de secção dos Serviços Técnicos e Fiscalização do Instituto de Desenvolvimento Florestal (IDF) na província do Huambo, Admilthon Félix Caetano, ao indicar que se trata da segunda fase da colheita do mel na região.

Disse serem números expectantes e animadores, resultante da boa floração e da redução das queimadas anárquicas pelos agricultores e apicultores, que começaram a dar conta dos prejuízos do fogo nas lavras.

Fez saber que na primeira fase da produção (de Fevereiro a Junho) foram colhidas, entre Julho e Agosto, pelo menos três toneladas de mel.

Disse que o mel produzido na província do Huambo é comercializado nas empresas especializadas na transformação e no embalamento deste produto, para além dos diversos mercados informais do país, com destaque para a capital do país, Luanda.

Admilthon Félix Caetano salientou que, com o incentivo do IDF e do programa de combate à pobreza do Executivo angolano, mediante a formação e a distribuição de kits de colmeias, os 11 municípios da província do Huambo já estão a produzir o mel sem o uso do fogo.

Informou que em 2024 o IDF registou uma colheita de cinco toneladas de mel na segunda fase.

Apelou aos apicultores para deixarem de matar os enxames durante as colheitas e de praticarem as queimadas anárquicas, por ser uma acção que reduz a produção do mel na região, normalmente colhida entre Julho e Agosto, primeira fase, e de Outubro a Dezembro, segunda fase.

O mel é produzido pelas abelhas operárias que sugam o néctar das flores, armazenando-o no seu segundo estômago especial, enquanto voam de volta para a colmeia e entregando o mesmo néctar para as abelhas de “mastigação”.

Para além de ser um óptimo adoçante natural, tem vários benefícios, pois, conta com uma acção anti-microbiana capaz de impedir o crescimento ou destruir micro - organismos e impedir inúmeras doenças.

Pelas suas qualidades adstringentes e suavizantes, o mel é, igualmente, utilizado largamente na cosmética: cremes, máscaras de limpeza facial, tónicos, entre outros. ZZN//ALH





Notícias de Interesse

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+