Ndalatando – Mil e oitocentos e oitenta e três jovens na província do Cuanza Norte beneficiaram de kits profissionais, este ano, no quadro do Plano de Acção para a Promoção da Empregabilidade (PAPE).
Os jovens receberam kits nas áreas de marcenaria, pedreira, corte e costura, cabeleireiro, pastelaria, electricidade, mecânica, serralharia, agricultura, entre outras e crédito, no âmbito de uma parceria com o Banco Sol.
De acordo com o responsável provincial do Instituto Nacional do Emprego e de Formação Profissional (INEFOP), Gaspar Quintas, a implementação do PAPE permitiu a criação de 455 postos de trabalho directos e a capacitação de 352 jovens em gestão de pequenos negócios.
Dos jovens capacitados, 50 beneficiaram de estágios renumerados.
No âmbito do Fundo de Apoio ao Desenvolvimento Agrário (FADA), informou, foram recepcionados 250 projectos de jovens com iniciativas de investimento no sector da agricultura.
Destes projectos, 36 já seleccionados para financiamento, estão pendentes por falta de título de terra.
Em relação à atribuição de micro créditos, inscreveram-se 1254 empreendedores, dos quais 53 foram seleccionados, numa primeira fase, com a perspectiva de promoção de 159 postos de trabalho.
No Cuanza Norte, o INEFOP tem oito centros de formação profissional. Neste ano, foram matriculados 1.531 formandos, nos cursos de electricidade, marcenaria, pedreira, corte e costura, decoração, pastelaria, mecânica e outros.