Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Mais de mil expositores confirmados na 38ª edição da FILDA 2023

     Economia              
  • Luanda • Quarta, 12 Julho de 2023 | 11h21
Momentos da  abertura da última edição da maior bolsa de negócios do país (Arquivo)
Momentos da abertura da última edição da maior bolsa de negócios do país (Arquivo)
Rosário dos Santos

Zango - Mil e 202 expositores vão participar, de 18 a 22 deste mês, na 38ª edição da Feira Internacional de Luanda (FILDA), evento que visa contribuir para o desenvolvimento empresarial, melhoria do ambiente de negócios, impulsionamento o surgimento de novas empresas e investimentos no mercado angolano.

Contrariamente a 2022, a presente edição conta com quatro empresas a mais. Na edição anterior registou-se uma participação de 1 198 expositores entre nacionais e estrangeiros.

O evento vai decorrer na Zona Económica Especial (ZEE), numa área de 24 mil metros quadros, sob o tema central “Economia digital, a nova fronteira da mundial”.

No certame, estarão representadas 16 das 18 províncias do país, 122 países estrangeiros, com destaque para os Estados Unidos da América, Brasil, Indonésia e República Checa, que se vão estrear de forma oficial.

Esses dados foram fornecidos, essa terça-feira, pelo Secretário de Estado para a Economia, Ivam dos Santos, durante um encontro com os jornalistas, denominado “Matabicho económico”, que visou entre outros aspectos, dar a conhecer como será a 38ª Edição da Filda/2023.

O responsável deu nota positiva ao grande número de empresas estrangeiras e destacou igualmente a importância que representa o Prodesi/ 2.0 para o país, que para si visa garantir benefícios fiscais e permitir um ecossistema resiliente até 2027.

Por sua vez, o presidente do Conselho de Administração do Grupo Arena, Bruno Albernaz – um dos organizadores do evento, considera que as participações directas e  indirectas duplicaram para esta edição e que o evento vai registar 400 empregos temporários, com a participação de 38 empresas prestadoras de serviços, tendo em conta que é a maior bolsa de negócios do país.  

Já o presidente do Conselho de Administração do Instituto Nacional de Apoio às Micro, Pequenas e Médias Empresas (INAPEM), João Nkosi, disse que os serviços feitos em Angola vão igualmente se fazer presentes na FILDA, com 430 candidatos,   que representam o registo de 695 produtos novos, os quais estão associados a 140 empresas nacionais e a emissão de 559 selos  em vários serviços originais.

Garantiu que após a realização do evento os dados serão animadores e que irão ultrapassar os últimos 10 anos e triplicar os produtos com selos feitos em Angola.

Apelou às demais empresas nacionais a procurarem os serviços do INAPEM, por existirem muitos benefícios.

A 37ª edição da Feira Internacional de Luanda (FILDA) decorreu de 16 a 20 de Julho na ZEE, numa área de 21 mil metros quadrados, tendo reunido cerca de 629 expositores e 15 países e registou um universo de mais de 32 mil visitantes.   

A Feira Internacional de Luanda é um palco para a promoção da produção nacional, que dá ênfase à diversificação da economia, negócios e fomento do emprego.

 A  FILDA, enquanto a maior feira multissetorial, tem vindo a assumir o papel da principal montra de apresentação de empresas, marcas, produtos e serviços nacionais, estimulando a troca e a diversificação, que junta em todas as suas edições, empreendedores nacionais e estrangeiros para estabelecer contactos de negócios, relações comerciais e diplomáticas com Angola, fazendo desta a maior bolsa de negócios e a porta de entrada para inúmeros investimentos no nosso país.

Desde a primeira edição, em 1983, a FILDA é encarada por expositores como uma montra das capacidades e potencialidades de Angola, para estimular o aumento da produção nacional e o lançamento de novas pontes económicas.

A FILDA foi, até ao ano de 2016, organizada por diferentes entidades gestoras, tendo, desde a 33 edição, intervenção do Ministério da Economia e Planeamento como promotor do evento e a Eventos Arena como organizadora.  SM/DP/PPA





Notícias de Interesse

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+