Ondjiva – Setecentas e 60 mil cabeças de gado bovino serão vacinadas, nos próximos meses, contra o carbúnculo sintomático, hemático e dermatite, no Cunene, informou hoje, segunda-feira, o chefe local dos Serviços de Veterinária, Cláudio Simão.
Trata-se do gado que ficou por vacinar na campanha aberta em Março deste ano, com uma previsão inicial de abranger 900 mil cabeças, até finais de Junho, mas por falta de vacinas foi suspensa.
A referida campanha, no início, contou com a disponibilidade de 89 mil doses da febre aftosa, 65 mil de Pleuropneumonia Contagiosa Bovina (PPCB) e 200 mil doses diluentes.
Em declarações à ANGOP, Cláudio Simão explicou que, devido à falta de doses, foram imunizados 140 bovinos, nos municípios do Cuanhama, Ombadja, Namacunde, Cuvelai, Curoca e Cahama.
Fez saber que as vacinas já estão encomendadas, e os serviços de veterinária aguarda receber, do Ministério da Agricultura, 700 mil doses, necessárias para cobrir os 760 mil bovinos contra o carbúnculo sintomático, hemático e dermatite.
Cláudio Simão disse que os criadores estão a ser sensibilizados no sentido de comunicarem logo à veterinária, caso notem doença estranha no gado, para prevenir e controlar a situação.
A campanha, na altura com duração de três meses, contou com 30 brigadas e o envolvimento de 120 técnicos veterinários, distribuídos em todos os municípios do Cunene.
A nível da província são controladas 335 mangas de vacinação, destas 290 rústicas feitas de pau e 45 definitivas.
Dados do Governo Provincial do Cunene apontam para existência de um milhão e 100 mil cabeças de gado, 78% das quais em posse de criadores tradicionais.PEM/LHE/BA