Saurimo - Mais de quinhentos quilómetros de estradas estão em construção na província da Lunda-Sul, com vista à melhoria da mobilidade de pessoas e bens, informou na sexta-feira, o ministro das Obras Públicas, Habitação e Urbanismo, Carlos Santos.
Em declarações à imprensa, no final da visita de 12 horas, efectuada à província da Lunda-Sul, o governante disse tratar-se dos lotes na Estrada Nacional 230, nova circular rodoviária de Saurimo, Saurimo/Dala na EN 180, Saurimo/Lucapa e na EN 240, Muconda/Biula e Cazage.
Sublinhou que muito destes trabalhos estão a decorrer a bom ritmo e que, após as constatações, acredita-se que serão cumpridos os cronogramas estabelecidos.
Fez saber que o troço Saurimo/Muconda dentro de meses vai entrar no processo de conservação de estradas, visto que se trafega bem, mas existem pequenos buracos em alguns pontos.
Acrescentou que já foi feito o levantamento técnico para finalização dos termos de referência e de seguida lançar-se o concurso público para conservação e manutenção do troço.
Já os troços Muriege/Chiluange e Cassaí-Sul, disse que estão a ser fechados os termos de referência e de seguida vai-se celebrar o contrato para o início da empreitada, ainda este ano.
Quanto à estrada Luma-Cassai/Dala, o governante disse que também constitui prioridade para este ano.
Durante a sua estada de 12 horas, o ministro Carlos Santos, acompanhado pelo vice-governador para o sector Técnico e Infraestruturas, Cláudio Pemessa, visitou as obras da EN 240, troço Muconda/Biula e Cazage, e a ravina da sede municipal do Muconda.QB/JW/AC