Luanda – Das 83 mil empresas instaladas no país, apenas 38 mil estão certificadas pelo Instituto Nacional de Apoio às Pequenas e Médias Empresas (INAPEM), informou esta quinta-feira o presidente do Conselho de Administração (PCA), da instituição, João Nkosi.
O Recenseamento de Empresas e Estabelecimentos (REMPE), realizado pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), no período 2019-2020, registou 83 722 empresas, deste número 42 por cento estão em Luanda, 8% em Benguela, 6 no Huambo e cinco por cento na Huíla.
Do universo das pequenas e médias empresas certificadas (38 mil), cerca de 22 mil estão na capital do país, o que corresponde a 57 % do total.
Falando por ocasião do lançamento da plataforma de certificação digital do INAPEM, o PCA entende que este instrumento vai permitir certificar os operadores ainda informais, uma vez que fica ultrapassado as deslocações, bem como a redução dos custos no processo de certificação.
Para o efeito, o INAPEM vai iniciar, a partir de Junho, a apresentar esta plataforma nas restantes províncias, no sentido dar a conhecer este mecanismo de facilidade.
Esta plataforma de certificação digital de empresas, lançado hoje pelo Instituto Nacional de Apoio às Pequenas e Médias Empresas (Inapem), dentre outros, vai permitir descentralizar o processo de certificação das empresas, reduzindo substancialmente as reclamações sobre o tempo de espera de emissão a partir dos departamentos provinciais.
Igualmente visa conferir maior segurança ao certificado e respectivo cartão de identidade nele associado, bem como a capacitação permanente dos quadros do Inapem.
A construção desta plataforma de certificação de empresas contou com o contributo do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, da Administração Geral Tributária, do Instituto Nacional de Fomento da Sociedade da Informação e da Select Service, empresa responsável pela concepção desta ferramenta digital.OPF/AC