Mais de 400 cidadãos beneficiam da promoção do auto-emprego na Matala

     Economia              
  • Huíla • Quinta, 04 Julho de 2024 | 10h23
Fomento do auto-emprego na Matala
Fomento do auto-emprego na Matala
Morais Silva - ANGOP

Matala – Pelo menos 470 cidadãos beneficiaram, desde 2023, do programa de fomento de auto-emprego da administração municipal da Matala, na Huíla, cujo impacto é notável na condição socioeconómica das famílias dos visados, constataram as autoridades.

Esses favorecidos, na sua maioria jovens, frequentaram cursos de formação profissional e receberam meios técnico-profissionais adquiridos pela Administração do Estado, no âmbito do Programa de Desenvolvimento Local e Combate a Pobreza.

Em declarações hoje, quinta-feira, à ANGOP, depois do trabalho de constatação aos beneficiários, o director de inspecção da direcção municipal dos Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria, António da Silva, considerou que esse é um programa que deve continuar, pois está a ajudar “muitas” pessoas a promoverem a empregabilidade.

Afirmou ter constatado, “com satisfação”, a forma responsável como os beneficiários conservam os meios de trabalho ofertados pelo Governo e o seu engajamento nas acções de fomento do auto-emprego, sendo que cada um deles recrutou entre dois a quatro auxiliares.

Por seu turno, António Mateus, responsável de uma das quatro associações beneficiárias, afirmou que “o impacto é positivo”, pois os meios técnicos e profissionais trouxeram um novo alento na condição socioeconómica das famílias dos membros associados.

Outrossim, adiantou que a promoção do emprego é o foco, pelo que estão a capacitar outros jovens, que acabam sendo os seus colaboradores.

A maior parte enveredou por ofícios como a carpintaria, alfaiataria, recauchutagem, soldadura, mecânica de motos, reparação de ar condicionado e construção civil.

Com perto de 330 mil habitantes, o município da Matala dista a 180 quilómetros a Leste do Lubango, capital da província. MS  





A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+