Mais de 30 mil bovinos com risco de contaminação no Moxico

     Economia           
  • Moxico     Sábado, 06 Maio De 2023    18h37  
Gado bovino
Gado bovino
Bráulio Pedro - ANGOP

Luena - Mais de 30 mil cabeças de gado bovino, na província do Moxico, correm risco de contaminação devido a vulnerabilidade em que estão expostas, informou hoje, no Luena, o chefe do departamento local da Agricultura, Pecuária e Flora, Benjamim José.

Estima-se que a província do Moxico conta com  31 mil cabeças de gado bovino controlados por 500 criadores.

Em declarações à ANGOP, Benjamim José considerou que a actividade pecuária na província é preocupante, tendo em conta a carência de técnicos e meios de transporte para o devido acompanhamento dos animais.

Conforme o responsável, que falava no encerramento do conselho de direcção deste gabinete, este factor tem inviabilizado o controle da movimentação dos animais, bem como a implementação da campanha de vacinação, tornando a população animal mais vulneráveis à doenças.

Já o chefe de secção dos Serviços Veterinários, Salvador Gaieta, sustentou que a entrada e  movimentações de animais nas zonas fronteiriças tem proporcionado a propagação de doenças, com predominância a peripneumonia.

As regiões mais afectadas, de acordo com o responsável, são os municipios do Alto-Zambeze, Bundas,  Cameia, Leua e Moxico (sede), concretamente na comuna do Lucusse.  

A província do Moxico partilha uma fronteira de mil e 77 quilómetros terrestre e fluvial com as vizinhas Repúblicas da Zâmbia e Democrática do Congo (RDC). MT/TC/YD





+