Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Huíla produz mais de 28 milhões de ovos

     Economia              
  • Huíla • Quarta, 23 Agosto de 2023 | 15h08
Lubango: Produção de ovos e frangos na Fazenda Renascer provincial
Lubango: Produção de ovos e frangos na Fazenda Renascer provincial
Amélia Oliveira

Lubango – Vinte e oito 28 milhões e 800 mil ovos foram produzidos por avicultores da Huíla, nos últimos dois anos, um impacto provocado pela distribuição de 350 mil pintos, pelo Ministério da Agricultura, através da Cooperativa de Avicultores.

Mensalmente são produzidos pelas famílias, antes formadas, 600 mil ovos, a razão de 20 mil por dia, o que representa uma evolução quantitativa da produção, sobretudo, no processo de avicultura familiar, segundo o presidente da Cooperativa dos Avicultores da Huíla, Miguel Kalandula.

Falando à imprensa, à margem de uma formação nacional em matéria de avicultura, de que participam nove províncias do país, considerou que o projecto de distribuição de aves permitiu melhorar a dieta alimentar de muitas famílias, baixar o preço do ovo (de 3600 para 2800), bem como gerar novos empregos.

Sem fazer alusão a produção anterior, Kalandula sublinhou que a produção ainda está aquém das necessidades do mercado, fixadas em dois milhões de ovos/dia, mas acredita que com aumento das poedeiras nos próximos dias, em função da continuidade da formação e distribuição de pintos, prevê-se uma produção que responda tal desiderato nos próximos cinco anos.

Disse, igualmente, que o foco está em reduzir o preço do frango e do ovo, assinalando ser um importante impulso do Governo, através do Ministério da Agricultura que disponibiliza as matrizes, ao programa de combate à fome e a redução da pobreza”, disse.

Apontou igualmente como desafios, o contínuo incentivo à juventude e demais interessados a engrenarem no projecto e, com isso, aumentar a produção e baixar o preço do ovo de 150 para 50 kz.

Foi nessa perspectiva, conforme a fonte, que a Associação de Avicultores realiza a 10ª edição da acção formativa sobre avicultura a fazendeiros nacionais, para se poder responder a demanda, porque a procura é grande, para que em pouco tempo se consiga dar conhecimentos para alargar a actividade avícola nas regiões onde residem.

Os 152 participantes das províncias de Luanda, Namibe, Cunene, Benguela, Huambo, Bié, Cuanza Sul, Luanda Malanje e Lunda Sul e Norte, vão durante três dias actualizar temáticas em torno do empreendedorismo, saúde animal, a nutrição animal e educação financeira.

Cada membro após a formação técnica vai receber cem pintos para o fomento a avicultura familiar, apesar de ser um número irrisório, vai contribuir para o ramo empreendedor. JT/MS

 





Notícias de Interesse

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+