Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Mais de 237 mil hectares de terras disponíveis para campanha agrícola no Cuanza Sul

     Economia              
  • Cuanza Sul • Sexta, 14 Outubro de 2022 | 10h07
Director do Gabinete Provincial da Agricultura do Cuanza Sul, Laurindo Ladeira
Director do Gabinete Provincial da Agricultura do Cuanza Sul, Laurindo Ladeira
Joaquim Tomás

Sumbe – Duzentos e trinta e sete mil e 724 hectares de terras aráveis serão desbravados na campanha agrícola 2022/2023, na província do Cuanza Sul, para o cultivo de produtos diversos, entre cereais, hortícolas e tubérculos.

A informação foi avançada quinta-feira, na cidade do Sumbe, pelo director do Gabinete Provincial da Agricultura, Laurindo Ladeira, adiantando, sem avançar números, que a província perspectiva superar os resultados da campanha agrícola 2021/2022, em que foram colhidas mais de 300 toneladas de produtos diversos numa área de 66.658 hectares.

De acordo com o responsável, a província do Cuanza Sul tem se destacado na produção de cereais, gado bovino, fruteiras, tubérculos, entre outros produtos, razão pela qual o governo provincial vai continuar a apoiar os agricultores.

“Os índices de produção na província têm estado a crescer, pois ocupamos neste momento o primeiro lugar na produção do café, com quatro mil toneladas”, referiu.

Na ocasião, o governador do Cuanza Sul, Job Capapinha, incentivou a juventude da província a apostar fortemente no fomento da agricultura familiar, de modo a contribuir no desenvolvimento do sector na região.

“Temos que priorizar os sectores da agricultura e das pescas, uma vez que a província é forte nestes domínios, que podem naturalmente alavancar a economia, garantir a auto- sustentação alimentar e o próprio desenvolvimento da província”, salientou.

Neste sentido, recomendou os administradores municipais a melhorar o sistema de irrigação para o aumento da produção, assim como as vias de acesso, de modo a facilitar o escoamento dos produtos do campo para cidade.

Sob o lema “Cultivar a terra para sorrir em família”, durante o acto, o governador Job Capapinha procedeu ao lançamento da Cooperativa Agrijovem do Sumbe, assim como fez a entrega de semeadores manuais, equipamentos agrícolas, bombas de pedal, sementes, pulverizadores, colhedora de milho, entre outros, a famílias camponesas da comuna do Quicombo.

Presenciaram o acto membros do Governo, administradores municipais, autoridades tradicionais e religiosas e agricultores.





A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+