Ondjiva – Duzentos e três agregados familiares do município do Curoca, província do Cunene, beneficiaram de mil e 687 cabeças de gado caprino, no período de 2023 a 28 deste mês, no âmbito da inclusão produtiva do programa Kwenda.
A propósito, o chefe de departamento do Instituto de Desenvolvimento Local (FAS) no Cunene, Eduardo Silunda, referiu que cada família em situação de vulnerabilidade recebeu oito fêmeas e um macho de caprino, para o fomento da criação animal, visando ajudar a criação de rendimentos para o sustento alimentar.
Em declarações à ANGOP, este sábado, acrescentou que, com essa iniciativa, as famílias poderão criar um fundo rotativo de inclusão, para a redução do impacto da fome e da pobreza que tem afectado os munícipes.
Eduardo Silunda apelou aos beneficiários a cuidar dos animais, para, quando procriarem, entregarem a outras famílias, excepto as crias que servirão para dar continuidade ao Programa de Fomento Animal.
O chefe de departamento do FAS no Cunene avançou ainda que a previsão desse programa é abranger mil e 287 famílias no município do Curoca.
O programa Kwenda abrange quatro componentes, Transferências Sociais Monetárias, Inclusão Produtiva, Municipalização da Acção Social e o Reforço do Cadastro Social Único.
Dados do relatório de Pobreza Multidimensional dos Municípios de Angola, divulgado em 2019, aponta o Curoca como o município mais pobre do país, indicando uma incidência de 98 por cento em todas dimensões.
Curoca conta com 56 mil habitantes, divididos em 25 aldeias e duas comunas, nomeadamente Oncócua e Chitado. PEM/LHE/QCB