Lubango - Pelo menos 20 mil famílias identificadas pela Cooperativa Wapoma Agro-pecuária e Mineiro (CWAM-RL) foram cadastradas para ainda este mês começarem a receber um financiamento do Banco Caixa Angola, visando ao fomento a agricultura familiar.
Cada cooperativa em que estão filiadas essas famílias vai beneficiar 25 milhões de kwanzas reembolsáveis, com seis meses de carência, no intuito de reforçar a campanha agrícola 2023-2024.
Falando à ANGOP, à margem do empossamento de novos coordenadores regionais do CWAM, o presidente de mesa da assembleia-geral, Piedade Pena, considerou que com esse projecto agrícola as famílias camponesas terão a oportunidade de alagar os campos agricultáveis e contribuir para a diversificação da economia.
Cada família vai cultivar entre quatro a cinco hectares, como premissa que sirva para potenciar a actividade agrícola, disse Piedade Pena.
“Os demais interessados devem formalizar o processo para obterem o financiamento e as coordenações provinciais vão ajudar na constituição de projectos e, posteriormente, remeter ao banco Caixa Angola, por meio do Fundo de Garantia de Crédito”, disse.
A Cooperativa CWAM é uma organização colectiva, dotada de personalidade jurídica própria, autonomia administrativa, financeira e patrimonial, idealizada em 2020, para ajudar projectos de agricultura, familiar nas comunidades tidas de extrema vulnerabilidade.
O município de Caconda, com uma população estimada em 220 mil 616, dista 236 quilómetros a Norte do Lubango. JT/MS