Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Mais de 15 mil pintos distribuídos para criação e produção

     Economia              
  • Huambo • Quarta, 13 Março de 2024 | 13h46
Entrega de pintos às mulheres de diversos estratos sociais no Huambo
Entrega de pintos às mulheres de diversos estratos sociais no Huambo
Júlio Vilinga-ANGOP

Huambo – Pelo menos 15 mil pintos foram distribuídos gratuitamente, esta quarta-feira, na província do Huambo, a 600 mulheres de vários estratos sociais, para o fomento da produção avícola, soube a ANGOP.

Cada uma delas, em representação dos 11 municípios desta região do Planalto Central, recebeu 20 pintos das poedeiras da Boschveld e Australorp, visando o fomento da avicultura urbana em produção de aves, ovos e derivados de carne, numa acção do gabinete local da Acção Social, Família e Igualdade do Género, no quadro da jornada “Março Mulher”.

Na ocasião, a directora do gabinete da Acção Social, Família e Igualdade do Género, Maria de Fátima Cawewe, explicou que a iniciativa abrangeu mulheres rurais e ligadas à religião, política, academia e outras áreas que, recentemente, beneficiaram de uma formação sobre avicultura.

Informou que a distribuição gratuita de pintos visa impulsionar a criação e reprodução de galinhas, principalmente, pelas mulheres, tanto jovens, como adultas.

Maria Leonor Inácio, uma das beneficiárias de 77 anos de idade, disse ter recebido, em 2023, perto de 70 pintos que produzem, em média, 60 ovos por semana, cujo valor da comercialização tem servido para pagar propinas dos netos.

A estudante da Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade José Eduardo dos Santos (UJES), Ester Iracelma Valério dos Santos, outra beneficiária do projecto, prometeu cuidar e trabalhar para multiplicar as aves.

De 26 anos de idade, disse ter recebido, no âmbito do projecto do Governo de distribuição de pintos, iniciado há três anos, 20 aves que conseguiu multiplicar para 30, com uma média semanal de 45 ovos.

Por sua vez, a representante do projecto de distribuição de pintos na província do Huambo, África Olímpia de Jesus Félix, disse tratar-se de um programa levado a cabo pelo Ministério da Agricultura e Florestas, no âmbito das acções de combate à pobreza, que veio para ficar.

“É um programa feito de angolanos para angolanas, sem olhar pela crença religiosa, filiação partidária e nível social”, aclarou.

Lembrou que antes da distribuição as beneficiárias participaram de uma acção formativa sobre as formas de criação das aves.

Com uma extensão territorial de 35 mil 771 quilómetros quadrados, esta região composta por 11 municípios (Bailundo, Caála, Cachiungo, Chicala-Cholohanga, Chinjenje, Ecunha, Huambo, Londuimbali, Longonjo, Mungo e Ucuma), conta com uma população estimada em mais de dois milhões 700 mil habitantes, dos quais perto de 53 por cento são mulheres. ALH

 





Notícias de Interesse

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+