Dundo - Cento e vinte e quatro refugiados da República Democrática do Congo (RDC), retidos no Campo do Lóvua, Lunda Norte, estão inseridos em projectos de empreendedorismo, financiado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) em parceria com a ADPP.
Para assegurar o projecto, enquadrado no programa de inclusão socio-económica e de auto-rendimento das famílias, o PNUD disponibilizou 150 mil Dólares para aquisição de kits profissionais e formação dos beneficiários.
Segunda-feira, foram distribuídas aos refugiados, que recentemente beneficiaram de formação em empreendedorismo, 17 máquinas de corte e costura, kits de comércio, pastelaria, atados de fardos.
De acordo com a representante da Ajuda para o Desenvolvimento de Povo para Povo (ADPP) na Lunda Norte, Rosa Spelile, o projecto teve inicio em 2019 e visa apoiar o governo angolano na melhoria das condições de vida dos refugiados e contribuir para a diversificação da economia, e anunciou para os próximos dias a entrega de kits de agricultura e mecânica.
Actualmente encontram-se no campo do Lóvua cerca de seis mil 400 refugiados da RDC.