Mbanza Kongo – Os cerca de cento e vinte quilómetros de estrada que unem a vila do Nzeto e a comuna do Kindege, na província do Zaire, começaram quinta-feira a ser intervencionados.
A cargo da empresa TEA, os trabalhos desta empreitada que vai até a localidade de Kimaria, consistem na desmatação, alargamento da via e terraplanagem deste troço rodoviário que dá também acesso ao município do Bembe, província do Uíge.
Segundo o director da obra da empresa TEA, Ismael Mateus, que falava no acto de consignação, ao longo do percurso serão também reabilitados e construidos alguns potencos e passagens hidráulicas, numa empreitada que culminará com a estabilização dos solos.
De cordo com o responsavel, numa primeira fase, serão recrutados cerca de 30 trabalhadores, para acomodar o tráfego nesta via que tantos constrangimentos cria aos automobilsitas, principalmente nesta época chuvosa.
Na ocasião, o governador do Zaire, Adriano Mendes de Carvalho, mostrou-se regozijado com o arranque dos trabalhos de reabilitação deste troço, para quem com a sua conclusão a população do Kindege terá mais possibilidades de escoar a sua produção para os grandes centros de consumo.
“A comuna do Kindege é potencialmente agrícola, onde se destaca a produção em grande escala de citrinos, banana, mandioca, entre outras culturas”, sinalizou.
Reconheceu o apoio recebido do Ministério das Obras Públicas, Urbanismo e Habitação para a reabilitação deste troço rodoviário de extrema importância para os habitantes do Kindege.
A comuna do Kindege tem uma população estimada em mais de 10 mil habitantes. DMN/JL