Ondjiva- Cento e 34 famílias vulneráveis do município do Curoca, província do Cunene, beneficiaram, em 2022, de gado caprino, no âmbito da componente de Inclusão Produtiva do Programa de Fortalecimento da Protecção Social de Transferências Sociais Monetárias (Kweanda).
Esta informação foi prestada hoje à ANGOP pelo director do Fundo do Desenvolvimento Local (FAS), Eduardo Chilunda, e, na ocasião, disse que o processo, iniciado em Setembro, visa incentivar os projectos de repovoamento animal das famílias camponesas, com foco na expansão da actividade pecuária.
Nesta senda, referiu que foram entregues um total de 603 caprinos e cada família recebeu nove, sendo oito cabras e um bode, a fim de reforçar as iniciativas pecuárias, para elevar os níveis de auto-sustentabilidade das comunidades rurais.
“Objectivo é criar um fundo rotativo nas comunidades, onde os animais, depois de procriarem, são entregues a outras famílias, excepto as crias, para prosseguirem com o projecto de “Fomento Animal”, permitindo que vários munícipes possam ter fontes de rendimento”, afirmou.
O responsável disse que beneficiaram famílias das comunas de Oncócua e Chitado, no intuito de fomentar e repovoar a pecuária nesta municipalidade com potencialidades aceitáveis.
Disse ser vantajoso para os beneficiários que têm como tradição a criação de caprino, sendo esses animais considerados de fácil reprodução e pouco exigentes em termo de pasto.
O KWENDA é um programa do Executivo angolano que visa criar políticas de apoio às famílias mais vulneráveis e em situação de pobreza no país.
O Fundo do Desenvolvimento Local (FAS) é o organismo responsável pela execução do programa que tem uma duração de três anos.
Avaliado em 420 milhões de dólares, o programa é financiado em USD 320 milhões pelo Banco Mundial, sendo os outros USD 100 milhões, provenientes do Tesouro Nacional.
O projecto abrange quatro componentes ligadas à transferências sociais monetárias, inclusão produtiva, municipalização da acção social e, por último, o reforço do cadastro social único.