Licenciadas mais de 100 empresas para exploração de madeira no país

     Economia              
  • Uige • Quinta, 07 Setembro de 2023 | 20h11
Exploração de madeira (ilustração)
Exploração de madeira (ilustração)
Cedida

Uíge – Cento e 10 empresas obtiveram licenças de exploração de madeira este ano, no país, informou hoje (quinta-feira), na província do Uíge, o secretário de Estado para os Recursos Florestais, André de Jesus Moda.

As províncias do Uíge, Cabinda, Cuanza Norte, Moxico e Cuando Cubango são as regiões onde se faz maior exploração de madeira no país.

Em visita de trabalho de três dias à província do Uíge, o secretário de Estado manteve encontro com as autoridades tradicionais dos municípios do Songo, Mucaba, Bembe, Milunga e Quimbele para esclarecer sobre o processo de implementação da exploração florestal no novo regime de concessão.

Explicou que o novo regime de concessão, que entra em vigor a partir de Novembro deste ano, terá a duração de 25 anos e com a possibilidade de renovação, contrariamente às actuais licenças anuais.

Quanto às condições para criação de polígonos florestais, o secretário de Estado disse que 12 empresas já têm contratos de concessão florestal.

Por sua vez, o administrador municipal do Songo, Maurício Pascoal, considerou importante o encontro, justificando que vai permitir aos operadores uma melhor gestão das suas terras, repovoação das florestas e outros benefícios.

Em função disso, prometeu trabalhar mais junto das comunidades e autoridades tradicionais, para a cedência de terras aos investidores para a plantação e exploração florestal, criação de pequenas indústrias, postos de trabalho para a juventude. EP/JAR

 





Notícias de Interesse

Resenha Africana da Semana

 Sábado, 21 Setembro de 2024 | 08h37

Resenha internacional da semana

 Sábado, 21 Setembro de 2024 | 08h01

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+