Malanje - Pelo menos três fazendas estão a produzir, até ao momento, quantidades consideráveis de arroz no município de Luquembo, província de Malanje, que começa a afirmar-se como mercado estratégico para a colheita desse produto.
Trata-se, especificamente, das fazendas Bonsai, Planeta Verde e Marsiris, esta última considerada uma das maiores do país, com produção em grande escala do grão.
Segundo o director da fazenda Marsiris, Li Yun, a empresa conta, este ano agrícola, com uma área de 5 mil hectares para o cultivo, e prevê colher 25 mil toneladas de arroz.
Conforme o fazendeiro, a maior parte da produção vai para o mercado, mas estão preparados 100 hectares de terra para apoiar as famílias, que vão beneficiar de assistência técnica e outros apoios, no quadro do fomento da produção.
As três fazendas instaladas no município de Luquembo dispõe, juntas, de uma extensão de mil e 125 hectares, destinados só ao cultivo de arroz, este ano.
Em declarações à ANGOP, o administrador municipal de Luquembo, João Baptista, disse que a região dispõe, actualmente, de um milhão, 97 mil e 100 hectares destinados à produção de arroz.
Apelou aos empresários nacionais e estrangeiros no sentido de investirem nesta cultura a nível de Luquembo, fazendo jus ao interesse do Executivo de contribuir na diversificação da economia e redução da importação do cereal.
Fez saber que a par destas fazendas, o sector familiar está também a produzir arroz em pequena escalas, para o consumo e venda do excedente, realçando que no ano agrícola passado produziram mil 255 toneladas.
Disse existirem mais empresas interessadas em cultivar o grão em Luquembo, mas ainda sem passos concretos.
Face ao interesse do Executivo de alavancar a produção do arroz em Luquembo, o Ministério da Agricultura e Florestas está a instalar uma Estação de Desenvolvimento Agrário no município, para o monitoramento e assistência técnica aos produtores, cujas obras se encontram já na fase final.
Entretanto, o ministro do sector, António de Assis, visitou na passada quinta-feira (17), o município, para aferir as condições e os níveis de produção da fazenda Marsiris.
Na localidade, o dirigente procedeu à entrega de vários imputes agrícolas às cooperativas locais de produção de arroz, tendo em vista ao aumento da produtividade, através da mecanização agrícola, no âmbito da estratégia nacional de produção de arroz em grande escala no país. NC/PBC/VM