Saurimo – Catorze milhões 248 mil 262 Kwanzas é o valor arrecadado este ano, pelo Gabinete Integrado e do Desenvolvimento Económico da Lunda Sul, para a Conta Única do Tesouro (CUT), contra os seis milhões 998 mil 496 Kwanzas do igual período anterior.
A informação foi avançada à ANGOP, pelo seu director, Kelson Malomalo, adiantando que o aumento se deve à procura de licenciamento de várias actividades comerciais.
Explicou que a maior parte da receita é proveniente de vários serviços, com destaque para emissão de alvarás, licenciamento da actividade comercial e industrial, bem como de multas passadas por inconformidades detectadas durante o exercício mercantil.
O responsável adiantou que o sector do comércio controla um total de 1.586 agentes comerciais, entre grossistas, retalhistas e micro empreendedores na área de prestação de serviços, distribuídos em: Saurimo (1.503), Cacolo (42), Dala (28) e Muconda (13), criando 866 postos de trabalhos, dos quais 51 a cidadãos estrangeiros.
Kelson Malomalo informou que durante o ano 2021 deu-se entrada na província, de mais de 60 mil toneladas de bens alimentares diversos de produção nacional, e 80 mil toneladas de produtos importados.
Instado sobre o programa de Alívio Económico, fez saber que foram alocados recursos financeiros sob forma de linhas de créditos disponibilizados pelo Banco de Desenvolvimento Angolano (BDA).
Na ocasião, explicou que foram aprovados 35 projectos, sendo14 cooperativas, 18 operadores de comércio e distribuição, uma empresa do sector da indústria alimentar e bebidas e dois pelo FACRA, totalizando Akz um bilião 341 milhões 634 mil e 963.
Como perspectivas para o ano 2022, o Gabinete pretende realizar pesquisas de mercados, continuar a informar e exigir dos importadores de bens e serviços sobre a obrigatoriedade da rotulagem em língua portuguesa, comercialização de produtos após certificação da sua qualidade, fomentar a actividade agrícola, através de incentivo as famílias, bem como formar recursos humanos.