Luena terá energia solar para dois milhões de habitantes em 2024

     Economia           
  • Moxico     Quinta, 09 Junho De 2022    14h52  
Lançamento da primeira pedra do Sistema Fotovoltaico no Moxico
Lançamento da primeira pedra do Sistema Fotovoltaico no Moxico
Kinda kyungu

Leuna - Um Parque de Energia Solar, com uma potência instalada de 26, 906 Megawatts (MWdc), poderá ser construído em dois anos na cidade do Luena (Moxico), para beneficiar mais de dois milhões de habitantes, cuja 1ª pedra foi lançada esta quinta-feira.

A obra, cujo acto foi orientado pelo ministro da Energia e Águas, João Baptista Borges, deu emprego, directo e indirecto, a 200 jovens locais nas áreas de construção civil e electricidade.

O parque a ser construído pelas empresas sul africana “Sun África” e MCA Angola e Portugal, numa área de 52 hectares, terá 42 mil 560 painéis solares, o que vai permitir poupar 19 mil 515 litros de combustível.

Com a sua conclusão, a empreitada orçada em mais de 36 milhões e 973 mil euros (1 euro equivale a 463,34 kwanzas), impulsionará o crescimento económico, melhorar o bem-estar humano e progresso mais sustentado, bem como um futuro seguro em termos climáticos.

Instalada no bairro Samalesso, a leste da cidade do Luena, a central de energia faz parte de um programa de construção de sete centrais solares fotovoltaicas, em cinco províncias do país, nomeadamente, Moxico, Lunda Sul, Lunda Norte, Malange e Bié, que juntas totalizarão um milhão de painéis.

O Ministério da Energia e Água (MINEA) e a Empresa Pública de Produção de Electricidade (PRODEL), são os donos da obra, enquanto como fiscal está a empresa Angola Consultoria Limitada (DAR).

A cidade do Luena, capital da província do Moxico, actualmente conta com uma capacidade máxima instalada fixada em 31.5 MW, desta apenas é fornecida 13 MW, provenientes de duas centrais térmicas e da barragem de Tchihumbué, na província da Lunda Sul.

O MINEA, no âmbito do projecto de parques de energia solares, num futuro breve pretende igualmente instalar centrais de energia solar em 11 sedes municipais e comunais do Moxico, para beneficiar 285 mil 317 habitantes, perfazendo 56 mil 748 ligações domiciliares.

O mesmo programa, com execução de três anos, vai dar igualmente emprego directo a 800 jovens das localidades beneficiadas.

 





Notícias de Interesse

+