Luena com 85 hectares para auto-construção dirigida

     Economia           
  • Moxico     Sexta, 10 Junho De 2022    09h21  
Centralidade do Luena na provincia de Moxico
Centralidade do Luena na provincia de Moxico
Laite Tito

Luena – O espaço adjacente à Centralidade do Luena, equivalente a 85 hectares, está reservado para auto-construção dirigida informou, quinta-feira, no Luena, o ministro das Obras Públicas e Ordenamento do Território, Manuel Tavares de Almeida.

O ministro anunciou o facto após inaugurar a Centralidade do Luena, com 425 habitações, baptizada por “Heróis de Cangamba”, que ocupa 12 dos 97 hectares da reserva fundiária do Estado.

Segundo Manuel Tavares de Almeida, os 85 hectares restantes da referida reserva constituem a área de expansão do projecto, que poderá ser executada em iniciativas de parceria público-privada e a auto construção assistida.

Afirmou que essa medida vai ajudar a ordenar o território e interligar os serviços disponíveis da Centralidade e de toda cidade do Luena, permitindo maior mobilidade da população.

Na ocasião, o governador provincial do Moxico, Gonçalves Muandumba, destacou a importância do projecto que vai reduzir o alto índice de procura dos cidadãos pela casa própria na região, com particularidade para a franja juvenil.

“O acesso à habitação é um direito plasmado na lei e a inauguração e entrega das residências é prova que perseguimos o que está instituído na lei, ainda que saibamos que temos longo caminho por percorrer (…)”, reconheceu o governante.

O projecto habitacional é composto por 50 moradias de um piso, 119 duplex (dois pisos) e 256 apartamentos, com 100 metros quadrados cada, e vai "acomodar" mais de dois  mil 900 famílias.

Localizada no bairro Social da Juventude, a oeste da cidade do Luena, o projecto conta ainda com 48 lojas, uma escola primária de 12 salas de aula, um posto de saúde e um centro infantil.

A Centralidade vai ser suportada por um reservatório de água que vai abastecer as mais de duas mil pessoas, com capacidade de armazenar 740 metros cúbicos.

Além da Centralidade “Heróis de Cangamba”, a cidade do Luena ganhou na quinta-feira mais um novo projecto habitacional de 450 casas, localizada no bairro 4 de Fevereiro, a leste da urbe.

 





+