Lucala - Uma fábrica de ferro gusa, com capacidade para processar 250 mil toneladas por ano, está a ser construída no município de Lucala, Cuanza-Norte.
A infra-estrutura, que está a ser edificada no Pólo Industrial de Lucala, desde o princípio do ano, numa área de 200 hectares, vai igualmente produzir tapetes rolantes e silos.
O ferro-gusa é uma liga de ferro, resultado da redução do minério de ferro, ao absorver carbono, em um alto-forno.
Em declarações hoje à imprensa, o assistente administrativo da Empresa ST-NEWS, que está a construir a infra-estrutura, António Figueira, informou que actualmente decorrem trabalhos de pavimentação arquitectónica do espaço e a conclusão do estaleiro.
A província do Cuanza- Norte conta com dois Pólos Industriais - o de Lucala e de Massangano, no município de Cambambe.
Os dois pólos têm uma área conjunta estimada em 2.018 hectares, sendo 853 para o Pólo industrial de Lucala e 1.165 para o de Massangano.
Os empreendimentos, lançados em 2015, foram projectados com áreas para a construção de unidades fabris, comércio, administração e serviços, bem como espaços de utilização mista.
O pólo de Lucala foi reservado para a instalação de indústrias de materiais de construção e transformação de produtos agrícolas, enquanto o de Cambambe foi projectado para unidades fabris.
No pólo Industrial de Lucala existe a fábrica de plástico e de cartões para conservação de ovos. EFM/IMA/YD