Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Luanda precisa de 500 mil metros cúbicos para minimizar carência de água

     Economia              
  • Luanda • Terça, 29 Março de 2022 | 18h34
Sistema de captação e tratamento de água (Foto ilustração)
Sistema de captação e tratamento de água (Foto ilustração)
Aurélio Janeiro

Luanda – Quinhentos mil metros cúbicos é a quantidade de água que a província de Luanda necessita para minorar a carência do precioso líquido no seio da população, informou o ministro da Energia e Águas, João Baptista Borges.

Ao falar à imprensa, na segunda-feira, à margem do acto da tomada de posse do Conselho de Administração da Rede Nacional de Transporte de Electricidade (RNT), o governante admitiu a existência do déficit na distribuição de água, particularmente em Luanda, cuja capacidade ronda os 500 mil metros cúbicos.

Segundo o ministro, o fornecimento de água na capital angolana precisa ser duplicada de forma urgente, visando responder a demanda dos consumidores.

Fez saber que o Governo projecta a construção dos sistemas de distribuição de água do Bita e Quilonga, que vai abastecer grande parte da província de Luanda e reduzir os custos dos consumidores que dependem de camiões cisternas.

O Projecto de Abastecimento de Água do Bita, a ser implementado no município de Belas, prevê beneficiar mais de um milhão de pessoas, com a captação de água no Rio Kwanza.

Já o Sistema de Abastecimento do Quilonga Grande, situada na comuna do Bom Jesus, município de Icolo e Bengo, terá uma capacidade de seis mil litros de água potável por segundo.

De acordo com João Baptista Borges, a preparação desses projectos, avaliados em cerca dois mil milhões de dólares, está numa fase avançada, augurando que o Banco Mundial aprove o financiamento da construção destas infra-estruturas, para se reverter o actual quadro do abastecimento de água, nos próximos cinco anos, em Luanda.

“O crescimento do sub-sector das águas no país ainda é muito inferior em relação ao sector eléctrico, fruto do pouco investimento feito nesta área, nos últimos anos”, reconheceu.





Notícias de Interesse

Semba contribui para união entre os angolanos

 Quinta, 14 Novembro de 2024 | 16h16

HGH reactiva serviços de ressonância magnética

 Quinta, 14 Novembro de 2024 | 16h06

Quatro mortos em ataque israelita em Damasco

 Quinta, 14 Novembro de 2024 | 15h50

MPLA reconhece gestão responsável da dívida externa

 Quinta, 14 Novembro de 2024 | 15h48

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+