Luanda – Dois mil e 368 operadores dos serviços de táxi, moto-táxis e de embarcações de pesca artesanal licenciados, na província de Luanda, receberam o cartão de subsídios de gasolina, desde o início do processo (2 de Junho), no quadro isenção do novo preço da gasolina de 300 kwanzas.
A capital do país tem em processo de emissão cerca de 23 mil solicitações, junto dos bancos, com o objectivo de alcançar a meta de 100 % de cartões distribuídos aos operadores licenciados, até ao final do presente mês.
Estes dados constam de uma nota de imprensa conjunta dos ministérios dos Transportes e das Finanças, que refere que o processo decorre de forma célere.
Estes operadores de transporte público, a nível do país, vão continuar a beneficiar da subvenção do Estado, comprando a gasolina no antigo valor de 160 kwanzas, ao contrário do actual 300 kwanzas, por litro, com o intuito de manterem a tarifa por viagem.
A referida nota comunicativa recorda que os cartões são de uso exclusivo para o abastecimento de gasolina, possuem elementos de identificação como a matrícula do veículo e o tipo de combustível e intransmissíveis.
O processo de distribuição dos cartões nas demais 17 províncias do país iniciou esta quarta-feira (dia 7).
Para o efeito, os cartões foram entregues nas direcções municipais de transportes, tráfego e mobilidade urbana das administrações municipais, bem como nas direcções municipais de agricultura e pescas, de cada província, para aos beneficiários.
O informe realça que a grande maioria dos taxistas e moto-taxistas licenciados não dispõe dos respectivos cartões e, por este motivo, assumirão os encargos no abastecimento até que venham a recebê-los.
A nota explica que, tão logo recebam os cartões, os beneficiários terão um saldo disponível equivalente ao valor diário acumulado desde o dia 2 de Junho.
O documento apela à necessidade de todos os taxistas, moto-taxistas e pescadores artesanais manterem o preço vigente, bem como a calma e a serenidade durante o processo.OPF/AC