Luanda - A província de Luanda conta 19 mil e 800 agentes recenseadores, do total de 79 mil e 423 a nível nacional, reiterou, esta quarta-feira, o porta-voz da Comissão Multi-sectorial de Apoio à Realização do Censo 2024, Hernâni Luís.
O porta-voz, que falava à imprensa sobre o ponto de situação do Censo 2024, referiu que este número representa 25 por cento. Seguem-se, entre as quatro mais representadas, as províncias da Huíla (10%), Cuanza Sul (8%), e Huambo (7%).
Por outro lado, Hernâni Luís recapitulou que a operação censitária terá cerca de dois mil e 400 professores capacitados na área, em todo território nacional, a actuar como supervisores. A última etapa de formação dos recenseadores teve início esta segunda-feira, dia 09 de Setembro, e terá duração de dez dias.
Previsto para arrancar a 19 deste mês, o censo permitirá obter informações como quantas pessoas têm o território nacional, onde e como vivem os cidadãos, com vista a melhorar a planificação dos investimentos nas áreas da habitação, energia, saneamento básico, escolas, postos de saúde, estradas e outros serviços essenciais.
Sob o lema "Juntos contamos por Angola", este será o segundo censo no país, num intervalo de 10 anos, depois do realizado em 2014.
O processo tem como objectivo disponibilizar a base de dados para o planeamento, gestão e tomada de decisões. AMC/VC