Viana – Doze autocarros foram entregues, esta sexta-feira, em Luanda, a seis das nove operadoras de transportes públicos, para reforçar a frota existente e facilitar a mobilidade dos cidadãos na capital do país.
O acto de entrega desses meios coube ao Governo Provincial de Luanda (GPL), no quadro do Programa de Reordenamento dos Transportes Rodoviários Urbanos de Passageiros desta província.
A iniciativa beneficiou operadoras licenciadas em Luanda, como a TCUL, Macom, Ango Real, Rosalina Express, Cidrália e Impla Transportes, que receberam dois autocarros cada, com capacidade para 63 pessoas cada (29 sentadas e 34 em pé).
Com a disponibilização desses autocarros, a capital angolana passa a ter uma frota de 412 meios de transporte público operacionais, que circulam, diariamente, em 75 rotas, no período das 5h30 até as 20 horas.
A propósito da entrega dos novos autocarros, o vice-governador de Luanda para o sector Económico, Jorge Augusto, disse que se trata do primeiro lote de um total de 31 autocarros que serão disponibilizados para melhorar o trânsito e a transportação dos cidadãos na capital do país.
Segundo o dirigente, o gesto resulta de um trabalho conjunto entre o GPL e o Ministério dos Transportes, que também está a beneficiar as escolas, esquadras policiais e os hospitais, assim como administrações municipais, comunais e distritais.
Por isso, apelou às empresas beneficiadas a fazerem bom uso dos meios e darem a utilização a que foram propostos, assegurando a sua manutenção regular, com vista a uma vida útil longa.
Por outro lado, Jorge Augusto assegurou que o GPL vai continuar a trabalhar na melhoria da malha viária da província, bem como na sensibilização da população contra a vandalização dos bens públicos.
Por seu turno, o director provincial de tráfego e mobilidade de Luanda, Sérgio Sachikuata, disse que a medida vai flexibilizar um dos principais problemas da província e permitir a abertura de novas rotas, onde actualmente não existe linhas de transporte público regular.
O responsável acrescentou que as operadoras beneficiadas foram escolhidas com base na capacidade de operacionalização e transportação, assim como na manutenção dos meios.
Já o administrador municipal de Viana, Demétrio de Sepúlveda, enalteceu a iniciativa, frisando que ela traz progresso, desenvolvimento e conforto para os luandenses e visitantes da província.
Luanda conta com uma população estimada em cerca de 10 milhões de habitantes e cada operadora transporta em média diária perto de 10 mil pessoas. FCC/HDC/QCB