Luanda - A cidade de Luanda acolhe, de 28 a 31 desde mês, a 38° Reunião do Conselho dos Directores-Gerais das Alfândegas da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), para análise de questões relacionadas à gestão aduaneira.
Uma nota da Administração Geral Tributária (AGT) chegada, este domingo, à ANGOP refere que os participantes vão abordar a facilitação do comércio e o reforço da cooperação entre os Estados membros.
O encontro vai proceder, igualmente, à análise dos resultados do Programa Integrado de Cooperação e Assistência Técnica (PICAT) VII, a aprovação do PICAT VIII - Triénio 2025-2027 - e a avaliação do cumprimento das recomendações das reuniões anteriores, o que contribuirá para a continuidade da cooperação multilateral a nível da comunidade.
O certame reúne representantes máximos das administrações tributárias e aduaneiras da CPLP e decorre sob o tema “Alfândegas Mobilizadoras dos Parceiros Tradicionais e de novos Parceiros, em torno de Objectivos Claros”.
A actividade constitui um marco na cooperação aduaneira da CPLP, dada a sua relevância e impacto, conforme a nota. ASS/VC