Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Luacano com baixa na captura de peixe

     Economia              
  • Moxico • Segunda, 10 Junho de 2024 | 17h40
Pesca Artesanal (Arquivo)
Pesca Artesanal (Arquivo)
Jose Filipe

Luena – A captura de peixe registou uma baixa de 12 toneladas, no município do Luacano, província do Moxico, devido à escassez de meios de trabalho, informou, esta segunda-feira, o chefe de secção da Agricultura da circunscrição, França Mussole.

Segundo o responsável, que falava hoje à ANGOP, a produção baixou em comparação aos anos anteriores, por falta de apoios aos pescadores para aquisição de meios pesqueiros como barcos, redes ,anzóis, linhas, entre outros.

França Mussole disse que no primeiro trimestre de 2023 o município produziu 42.57  toneladas de peixe, menos 12 toneladas, comparativamente ao período anterior.

Recordou que a pesca é a principal actividade económica desenvolvida pelos seus habitantes daquele município, tendo advogado acções, para a aquisição de canoas, redes, frigoríficos e  meios de transporte para o escoamento do pescado em outros pontos.

Relativamente à produção do arroz, disse que tem havido pouco sucesso, tendo em conta a falta de máquinas e espaços apropriados para irrigação adequada do cultivo do cereal.

A solução, disse, passa pela formação e capacitação dos produtores locais, para a melhoria das técnicas de plantação do arroz.

Luacano controla, actualmente, duas cooperativas, seis associações agrícolas e dois pequenos produtores individuais.

O município do Luacano possui 13.573 quilómetros quadrados, sendo limitado a Norte pelos municípios do Luau (Moxico) e Muconda (Lunda Sul), a Este e a Sul pelo Alto Zambeze e a Oeste pela Cameia.

O clima é tropical húmido, no inverno é seco e fresco (Junho e Agosto), enquanto na época chuvosa é quente d(e Outubro a Abril). A temperatura anual é sempre superior a 20 graus centígrados, por vezes atinge o máximo de 35 graus nos meses de Setembro e Outubro. ISAU/TC/YD





A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+