Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Longonjo intensifica acções de sensibilização contra garimpo de ouro

     Economia              
  • Huambo • Quarta, 21 Agosto de 2024 | 15h18
Senhoras no trabalho de exploração de ouro nas minas do Samboto na aldeia Tinguita da província do Huambo
Senhoras no trabalho de exploração de ouro nas minas do Samboto na aldeia Tinguita da província do Huambo
Pedro Parente

Huambo – As acções de sensibilização e fiscalização contra o garimpo de ouro foram intensificadas, nos últimos dias, pelas autoridades do município do Longonjo, província do Huambo, para, em primeiro lugar, salvaguardar o bem vida, soube a ANGOP.

A informação foi prestada, esta quarta-feira, pelo administrador adjunto do Longonjo, Paulino José Barbosa, ao salientar que estas actividades têm decorrido, essencialmente, nas margens do rio Mbuenji-Cassenha, com maior fluxo de garimpeiros.

O responsável disse que as autoridades do Longonjo têm estado a trabalhar na sensibilização da população, com o objectivo de evitar o garimpo de minerais estratégicos.

“Reforçamos, nos últimos dias, com ajuda dos sobas, todas acções de sensibilização e de fiscalização contra estas práticas, para que as mesmas apostem na agricultura, enquanto garante da sustentabilidade, mas, infelizmente, esta prática continuou e o resultado este que é negativo”, completou.

Paulino Barbosa denunciou o envolvimento de crianças, muitas delas levadas pelos progenitores e encarregados de educação, na exploração ilegal de ouro, daí a necessidade se continuar a trabalhar para convencê-los abandonar esta prática, numa altura em que alguns já o fazem.

Recorde-se que pelo menos 10 pessoas, entre crianças e adultos, morreram na última segunda-feira, por um deslizamento de terra, numa mina de exploração artesanal de ouro, junto ao rio Mbuenji-Cassenha, na fronteira entre os municípios do Longonjo e do Ucuma. ALH

 

 

 





A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+