Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

IGT levanta suspensão à siderurgia da Barra do Dande

     Economia              
  • Bengo • Quarta, 27 Novembro de 2024 | 14h59

Caxito – A Inspecção Geral do Trabalho (IGT) levantou hoje, quarta-feira, a suspensão da actividade laboral na Siderurgia Angola Iron and Steel Corporation (AISCO), situada na comuna da Barra do Dande, província do Bengo, aplicada em Outubro desde ano, após um acidente na unidade fabril.

De acordo com o inspector-geral adjunto para a área de inspecção, Leandro Cardoso, a empresa cumpriu 80 por cento das 10 recomendações deixadas aquando do incidente no dia 14 de Outubro que causou a morte de três trabalhadores e o ferimento de cinco outros, o que motivou a IGT a levantar a suspensão.

Das medidas implementadas pela empresa consta a formação aos trabalhadores, fornecimento dos equipamentos de protecção individual adequados a actividade que exercem, submeter os trabalhadores à exames médicos de admissão periódico e contratar um psicólogo.

“Temos informação que dos oito trabalhadores vítimas do acidente, dois estão em recuperação, um em estado grave, outro estável e lamentamos o falecimento de três funcionários”, explicou o inspector-geral adjunto para a área de inspecção.

Leandro Cardoso reiterou que a função da IGT é preventiva e nas empresas onde o risco é maior as inspecções devem ser constantes de forma a prevenir acidentes laborais.

Recomendou à empresa siderúrgica que preste maior atenção aos recursos humanos e olhe para a segurança dos trabalhadores como um investimento permanente.

Por sua vez, o director de recursos humanos da Siderurgia Angola Iron and Steel Corporation, Cardoso Bartolomeu, disse que a empresa vai manter a dinâmica de cumprimento das recomendações no mais curto espaço de tempo, com vista a melhorar a segurança dos trabalhadores.

“Precisamos responder os anseios dos nossos trabalhadores, olhando sempre na perspectiva da dignidade da pessoa humana, proporcionando condições de trabalho condigna de forma que eles se sintam bem e possam executar da melhor maneira a sua actividade”, ressaltou.

Disse que a empresa reuniu-se recentemente com os familiares dos trabalhadores falecidos e feridos no acidente onde apresentou uma proposta de indemnização e aguarda a resposta das famílias.

A siderurgia Angola Iron and Steel Corporation (AISCO) emprega 375 trabalhadores, entre angolanos e estrangeiros e está vocacionada na fabricação e tratamento de aço e ferro fundido. CJ/PA





A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+