Lobito - O consórcio Lobito Atlantic Railway está a negociar um investimento na ordem dos quinhentos milhões de dólares para melhorar as infra-estruturas do Caminho de Ferro de Benguela.
Em entrevista à Televisão Pública de Angola, o seu responsável de Operações, Nicolas Régua, afirmou que o consórcio está a mobilizar o financiamento junto ao banco americano DFC e do sul-africano DBEC, para o efeito.
"Estamos a finalizar os documentos e esperamos concluir no proximo ano", disse.
Segundo o responsável, o investimento será mais acentuado nos primeiros três anos, dos 30 de contrato, rubricado com o Governo angolano.
Explicou que o investimento vai incidir no material circulante, principalmente vagões.
"Já assinamos um contrato para aquisição de 450 vagões e alguns deles já chegaram ao Lobito e na próxima semana vamos já fazer o primeiro comboio com eles", afirmou.
"Pretendemos aumentar a capacidade diária de comboios com até 50 vagões e investir nos cruzamentos das linhas", considerou.
As pontes, novas estações, manutenção da linha férrea e aplicação de sinalização moderna, também constam da lista de investimento.
Questionado sobre a carga já movimentada desde o início das operações, no dia 25 de Janeiro deste ano, revelou que 40 mil toneladas de carga diversa já foram enviados para o mercado internacional e 60 mil toneladas para o mercado interno.
Na sua maioria, trata-se do cobre proveniente da República Democrática do Congo e o enxofre que este país importa para a produção do cobre.
Sobre o destino das exportações, apontou os Estados Unidos da América (onde já se levou um carregamento) e a Ásia.
Sobre a influência da vinda do Presidente Joe Biden a Angola, afirmou que a LAR tem um bom relacionamento com o banco americano DFC.
"Vai se falar muito do Corredor do Lobito, o que vai implicar também agricultura", afirmou.
Na opinião de Nicolas Régua, os empresários angolanos vão ajudar no crescimento da economia ao longo do Corredor do Lobito.
"A LAR estará pronta para ajudar com transportes rápidos e eficientes", concluiu.
A Lobito Atlantic Railway (LAR) é um consórcio formado pelas empresas Vecturis, Trafigura e Mota Engil, gestora de infra-estruturas ferroviária e portuária do Corredor do Lobito por um período de 30 anos. Ela assume também a operação e manutenção de uma das mais extensas e importantes linhas férreas da região africana além do terminal mineiro do Porto do Lobito.
Com um compromisso sólido em contribuições para o desenvolvimento económico e social, a LAR opera ao longo de 1289 km de linha férrea que liga o Porto do Lobito à fronteira com a República Democrática do Congo (RDC). Esta rota é importante para a exportação e importação de mercadorias, facilitada pelo Terminal de Minério no Porto do Lobito. TC/CRB