Lançamento do Portal do Investidor marca primeiro dia da FILDA 2024

     Economia              
  • Luanda • Quarta, 24 Julho de 2024 | 00h50
FILDA 2024: Ministra de estado para área social, Maria do Rosário Bragança, visita stand do Porto de Luanda
FILDA 2024: Ministra de estado para área social, Maria do Rosário Bragança, visita stand do Porto de Luanda
Nelson Malamba - ANGOP

Luanda – O lançamento do Web Site, denominado "Invest in Angola", para facilitar e ampliar a captação de investimento no país, foi um dos principais assuntos que dominou o primeiro dia 39ª edição da Feita Internacional de Luanda (FILDA 2024), que decorre de 23 a 28 deste, na Zona Económica Especial (ZEE).

Esse portal, lançado pela Agência de Investimento Privado e Promoção das Exportações (AIPEX), em parceria com o Ministério do Planeamento, serve de  uma plataforma interactiva que se apresenta em seis línguas: portuguesa, inglesa, espanhola, francesa, árabe e mandarim.

Segundo a AIPEX, a plataforma disponibiliza, em tempo real, o mapa e a geolocalização das oportunidades de investimento, como os activos do PROPRIV e os produtos da marca Feito em Angola, assim como os incentivos fiscais, o doing business, ou seja, um local onde o investidor identifica as múltiplas oportunidades de negócio promovidas pelas instituições públicas e privadas no país.

Outro facto que também marcou o dia inaugural da feira foi a apresentação de diversos produtos inovadores do BCI para a facilitar a atribuição de créditos às empresas públicas e particulares foram lançados.

Trata-se de produtos relacionados com os pacotes “Bónus para funcionários públicos”, “Deposito aniversário” e “Pequenas e Médias Empresas (PME)”, bem como “Micro empreendedor” e particulares.

Em declarações à ANGOP, o administrador do BCI, Jardel Duarte, assegurou que os clientes que aderirem esses serviços, a partir da FILDA, terão um aumento de bonificação de 1% do produto, passando para 18% para clientes exclusivos no local.

A par disso, também foi lançado o novo equipamento para as equipas de futebol, basquetebol e andebol do Petro de Luanda, com as cores amarela, azul, vermelha e branca.

Na ocasião, o director de comunicação e marketing dos tricolores, Marcos Francisco, apontou, igualmente, o reforço de acções sociais ligadas à criança e ao meio ambiente como os principais planos que constam da agenda do clube, na época 2024/2025.

Entre esses planos destacou o projecto “SOS crianças”, a protecção dos mangais, educação e saúde como as acções que vão envolver todos os tricolores, desde jogadores, equipas técnicas, gestores e adeptos.

Esses momentos foram antecedidos pelos discursos da organização e políticos, com realce para a intervenção da ministra de Estado para a Área Social, Maria do Rosário Bragança, que presidiu a cerimónia de abertura da 39ª edição da Feita Internacional de Luanda.  

Por outro lado, o primeiro dia da feira serviu também para os expositores manterem os contactos preliminares com as entidades governamentais e os visitantes singulares, que tiveram a oportunidade de percorre alguns stand e interagir com os feirantes.

Expositores dão nota positiva à feira

Os expositores da FILDA enalteceram a elevada movimentação e interacção obtida no primeiro da feira, facto que abre boas perspectivas para efectivação de novas parcerias e alcançar bons negócios durante os seis dias de evento.

Segundo o director-geral da empresa C.Woermann Angola, Mário Ribeiro, que participa no certame pela quinta vez, a dimensão da feira reflecte-se no elevado número de expositores e países que participam, factor que lhe surpreende, tendo em conta o actual contexto económico do país.

Nesta conformidade, sublinhou que é um bom sinal e uma demonstração de que as empresas continuam a acreditar no potencial de Angola, sobretudo, no sector agrícola.

Quem também considerou positivo o dia inaugural do evento foi Emília Pinto, gestora de marketing da empresa Gulkis, que destacou as inúmeras visitas registadas e a interacção que houve entre as empresas.

Por seu turno, a responsável de qualidade da empresa Yokimbo, Jewina Miúdo, recordou que o foco da FILDA, este ano, que tem como lema "Segurança alimentar e parceria internacional: O binómio da diversificação económica", desperta a necessidade de se começar a pensar na segurança dos alimentos, na erradicação da fome a nível do mundo, bem como na aposta nos produtos locais.

Na feira estão expostos produtos e serviços diversos, com destaque para bens agrícolas, material artesanal, máquinas para o cultivo da terra, serviços tecnológicos e automóveis.

A FILDA assume-se como a maior montra de apresentação de Angola ao mundo sobre a sua economia e produção nacional, que conta com expositores nacionais e estrangeiros.

A 39ª edição da feira decorre sob o lema "Segurança alimentar e parceria internacional: o binómio da diversificação económica”, numa área de 144 mil metros quadrados, sendo 42 mil de área lúdica de exposição.   

A bolsa de negócio, que conta com mais de 1 350 expositores da edição anterior, é a maior montra de promoção nacional, da realização de negócios e do fomento de empregos. Inclusivamente, o carácter internacional da FILDA também tem uma impressão digital no fomento da diversificação da economia.

A sua realização na ZEE – Zona Económica Especial, Luanda - Bengo configura-se como um convite directo ou indirecto ao investimento em Angola. CPM/QCB



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