Cazenga - Um lote de equipamentos, avaliado em 1,4 milhões de euros, foi entregue, esta terça-feira, pela União Europeia (UE), ao Laboratório Central Agro-alimentar de Luanda, para o reforço do sistema alimentar e nutricional.
Entre o material constam sistemas de purificação de água ultra-pura, incubadoras convencionais, espectro-fotómetro de chamas, termocicladores de PCR, mufla, balanças analíticas, potenciómetro e contador de colónia automático.
Figuram igualmente autoclaves, elisa, pipetador automático e homogeneizador.
O acto de entrega foi testemunhado pelo secretário de Estado para as Florestas, André Moda, que, em declarações à imprensa, afirmou que o equipamento vai aumentar a capacidade de análise dessa instituição e expandir as suas valências aos laboratórios regionais para a detecção de cálcio, lítio, potássio e sódio em amostras de alimentos, de solos, de água e de fertilizantes.
Na sua óptica, esta assistência técnica ao país contribuirá para o melhoramento da saúde das populações, o crescimento nacional sustentável e inclusivo, bem como para o reforço do sistema alimentar e nutricional.
Por seu turno, a embaixadora da União Europeia em Angola, Rosário Bento, disse que o material garantirá a qualidade e a confiabilidade dos resultados obtidos no laboratório, assim como satisfazer as exigências dos mercados nacional e internacional, principalmente da UE e da SADC.
A entrega do material insere-se na Convenção de Apoio à Criação de Emprego e ao Clima de Investimento, assinada em 2020, pelo Governo angolano e a União Europeia. KAM/VC