Kwenda desembolsa mais de kz 850 milhões no Cuito Cuanavale

     Economia           
  • Cuando Cubango     Quinta, 19 Maio De 2022    17h36  
Campo agrícola
Campo agrícola
Clemente dos Santos/ANGOP

Menongue - Um total de 857 milhões e 565 mil kwanzas foram empregues para 11 mil e 210 famílias vulneráveis das comunas do Longa, Baixo Longa, Lupiri e na sede municipal do Cuito Cuanavale, no Cuando Cubango, no quadro da execução do programa de fortalecimento da protecção social “Kwenda”.

O processo de transferências monetárias teve, a nível do Cuando Cubango, início em Março de 2020, o que permitiu a cada beneficiário receber o correspondente a 76 mil e 500 kwanzas em três prestações já efectuadas neste período no Cuito Cunanavale.

Em declarações hoje, quinta-feira à ANGOP, sobre a execução do programa na província, o chefe dos serviços do (FAS), adstrito ao Instituto de Desenvolvimento Local (IDL), Zeferino Cavalo, referiu que as prestações foram pagas num valor cumulativo de três meses, sendo 25.500 kwanzas trimestralmente.

O responsável explicou que, depois do último pagamento, os beneficiários vão deixar de receber os referidos valores para dar lugar a outra vertente do programa, referente à implementação do Programa da Municipalização da Acção Social, assim como o da Inclusão Produtiva.

Referiu que este último pagamento visa apoiar as iniciativas económicas das famílias em projectos ligados à agricultura, pesca, criação de animais, produção de mel, corte e costura, moto-táxi, artesanato, entre outras iniciativas, de acordo com as valências de cada agregado familiar.

Por outro lado, enalteceu o esforço que as famílias têm feito na perspectiva de sustentabilidade económica e produtiva, com a criação de animais de pequeno porte, como aves, a compra de redes para a prática da pesca artesanal e imputes agrícolas, que lhes permite actualmente cultivar por iniciativa própria.

O Kwenda no município do Cuito Cuanavale conta com o envolvimento de 30 Agentes de Desenvolvimento Comunitário e Sanitário (ADECOS) e 45 técnicos do sector público e de organizações não-governamentais, com o propósito de garantirem a eficácia no apoio e protecção às populações vulneráveis.

Segunda fase do Kwenda

A segunda fase do Kwenda no Cuando Cubango, que pode arrancar no decurso da segunda quinzena do mês de Maio, irá abranger os municípios do Rivungo, Dirico e Cuangar, com a abrangência de 15 mil e 338 famílias para o seu emponderamento.

Segundo Zeferino Cavalo, a expansão do programa surge da solicitação do governador provincial, José Martins, para atender aqueles municípios fronteiriços com as Repúblicas da Zâmbia e Namíbia, para minimizar a carência das famílias ali residentes.

Dos beneficiários, no município do Rivungo são previstos seis mil e 099 famílias, Cuangar seis mil e 021 e no Dirico três mil e 218 agregados.

Neste momento, o IDL está a proceder ao cadastramento de cerca de oito mil e 880 agregados familiares do município do Cuchi, com o envolvimento de 30 Agentes de Desenvolvimento Comunitário e Sanitário (ADECOS), que trabalham junto das comunidades para garantir o êxito do processo.

O Kwenda tem quatro valências, nomeadamente as Transferências Sociais Monetárias, a Inclusão Produtiva, a Municipalização da Acção Social e o Fortalecimento do Cadastro Social Único.

É um programa do Governo angolano que visa apoiar as famílias em situação de pobreza e vulnerabilidade em todo paíss. Avaliado em 420 milhões USD, é financiado em 320 milhões USD pelo Banco Mundial, sendo os 100 milhões USD provenientes do Tesouro Nacional.





+