Kampala - A maior cidade do Uganda e capital do país, Kampala, com a sua vizinha Entebbe, evidenciam-se pelos seus potenciais turísticos e diversidade agrícola que expõem aos olhos de quem por cá passa.
Por Hermenegildo Manuel, jornalista da ANGOP
A cidade de Kampala, localizada nas margens do Lago Vitória, a 1220 metros de altitude, tinha, em 2024, uma população de 1,875,834 habitantes, constando entre as cidades que mais crescem no continente africano.
Com uma área metropolitana, que inclui a cidade propriamente dita e os distritos vizinhos, Kampala disponibiliza uma hospitalidade hoteleira à altura das necessidades, existindo maioritariamente uma oferta repartida entre hotéis de grande e pequena escalas.
Tem uma temperatura intermitente, cuja média diurna ronda os 24°C a 27°C e nocturna de 16°C, principalmente em áreas mais altas, e assume-se como uma cidade cheia de movimento à semelhança das demais capitais dos países africanos, onde se regista fluidez de um canto ao outro em busca do ganha-pão.
Ao longo da jornada, os agricultores da cidade recolhem resíduos para alimentar os animais ou fabricar composto, em alguns casos, indo de porta em porta e aos mercados.
Por esta cidade, apesar da quantidade de oferta no sector hoteleiro, é o sector agrícola que ganha destaque, ao colorir os pequenos e grandes espaços.
Os dados indicam que a agricultura chega a ser um dos principais sectores da economia do Uganda, empregando a volta de 80% da força de trabalho, em que o café consta do principal produto agrícola exportado.
Para se ter uma ideia, em 2023, as exportações de café do Uganda totalizaram 563.832 sacas de 60 quilos, no valor de 90,56 milhões de dolares americanos.
Segundo o relatório mensal da Autoridade de Desenvolvimento do Café do Uganda (UCDA), até meados do ano, foram 489.597 sacas de robustas avaliadas em 73,88 milhões de dólares e 74.235 sacas de arábica avaliadas em 16,68 milhões de dólares.
Este foi um aumento de 6,31% e 8,08% em volume e valor, respectivamente, em relação ao mesmo mês do ano passado.
Comparando a quantidade de café exportada por tipo no mesmo mês do último ano cafeeiro (Junho de 2022), o robusta aumentou 10,22% e 21,16% em volume e valor, respectivamente, enquanto o arábica diminuiu 13,85% e 26,89% em volume e valor, respectivamente .
O desempenho das exportações mensais de café foi superior ao ano anterior, observado nas exportações de robusta, em parte devido à boa safra na região Sudoeste e aos bons preços praticados no cenário mundial, que levaram os exportadores a liberar seus stocks.
Outra cidade que se encontra mergulhada, também, num clima variável entre o frio e o calor é Entebbe, onde a actividade agrícola, o comércio informal e a construção dão vida ao dia-a-dia, mas nesta altura da cimeira regista maior movimentação.
A cidade “vestida” de verde, com alguns musseques organizados fora da área sob urbana, a construção de vivendas está sempre em evidência, quer nas montanhas decoradas à relva como em outras zonas.
O gado espalhado pelas diferentes artérias também serve de outro elemento em evidência nesta cidade que está muito próxima da capital agrícola do continente ao albergar esta Cimeira.
As pequenas lavras mostram as plantações de milho, bananeiras e outros produtos agrícolas aos visitantes que percorrem os mais de 40 minutos do aeroporto aos principais locais de hospedagem da capital que está “pintada” de plantações com um verde que procura colorir a cidade.
As lojas com a venda de produtos diversos, desde roupa, alimentos e outros consumíveis, evidenciando algum nível de informalismo, a circulação de táxis e motoqueiros servem de referência para quem quer circular pelo interior da cidade, quer para turismo como para negócios ou trabalho. HM/VC