Lobito - O Presidente norte-americano, Joe Biden, apreciou, esta quarta-feira, as instalações, o equipamento e a organização do Porto, uma das mais importantes infra-estruturas do Corredor do Lobito.
Acompanhado dos presidentes angolano, congolês democrático, zambiano e do vice-presidente tanzaniano,João Lourenço, Félix Tshisekedi, Hakainde Hichilema e Philip Mpango, respectivamente, Joe Biden foi informado sobre o grau de operacionalidade do Porto.
Inteirou-se também sobre as vantagens, em relação à sua localização geográfica, a segurança portuária em termos de navegação internacional, entre outros aspectos relevantes.
A seguir, as autoridades portuárias promoveram uma visita guiada, onde a extensa comitiva presidencial percorreu algumas áreas de grande importância estratégica do Porto.
Entre estas, destaca-se o Terminal Polivalente (carga geral e contentorizada), onde assistiu a chegada de um comboio proveniente da RDC transportando cobre, cuja carga será exportada para cidade americana de New Orleans.
Na véspera da sua visita, o Presidente do Conselho de Administração, Celso Rosas, afirmou que o Porto está preparado para os desafios que se avizinham, no âmbito do Corredor do Lobito.
Segundo o PCA, de Janeiro deste ano até a data presente, já atracaram cerca de 300 navios e espera atingir até ao fim do ano, 380.
"Esperamos movimentar cerca de um milhão e oitocentas toneladas de carga diversa, superando as operações do ano passado", afirmou.
Celso Rosas adiantou que as concessões do Terminal Polivalente à Africa Global Logistic e do Terminal Mineraleiro à Lobito Atlantic Railway, já estão a permitir investimentos com a aquisição de máquinas e novas tecnologias para operar e realizar processos com maior e melhor qualidade.
"O Porto do Lobito é um Porto aberto ao mundo, que se moderniza todos os dias", considerou.
O gestor explicou que a empresa está a digitalizar todos os processos, por forma a ser cada vez mais eficiente para que os navios sejam atendidos com muito mais segurança e menos tempo.
O Porto do Lobito assegura uma elevada percentagem de volume do comércio internacional de toda a sub-região.
Para o exterior do país segue carga contentorizada, como materiais de construção, combustíveis, bebidas, etc, enquanto que de importação vem o minério proveniente da RDC, da zona de Katanga, e da Zâmbia, da região de Copperbelt. TC/CRB