Luanda - Especialistas japoneses que actuam em Angola, no sector mineiro, passarão a ajudar o país na melhoria do conhecimento geológico de algumas regiões previamente definidas, na sequência da assinatura, nesta sexta-feira, de um Protocolo de Cooperação.
O documento foi rubricado pelo presidente do Conselho de Administração do Instituto Geológico de Angola (IGEO), Canga Xiaquivuila, e pelo embaixador Extraordinário e Plenipotenciário do Japão, Jiro Maruhashi, representando a Japan Gas and Metals National Corporation (JOGMEC).
Além deste Protocolo, o diplomata nipónico assinou um Memorando de Entendimento de parceria no domínio institucional, tendo o ministro dos Recursos Minerais, Petróleos e Gás, Diamantino Azevedo, rubricado o documento, por Angola.
Com estes dois instrumentos, o Japão reforça a sua presença neste sector, em território angolano, onde já se faz presente em actividades de hidrocarbonetos e outros recursos mineiras.
“Assinamos hoje dois instrumentos, sendo um ministerial e outro com o Instituto Geológico Mineiro japonês, para reforçar a cooperação e fazer com que a Jogmec trabalhe com o IGEO, para a melhoria do conhecimento geológico em algumas áreas previamente definidas e assim aumentar o conhecimento dessas zonas”, descreveu Diamantino Azevedo.
Sem avançar as áreas pré-definidas, o governante angolano augura que as mesmas se tornem mais atractivas, para empresas japonesas e de outros países, que pretendam investir no sector mineiro em Angola.
Ao abrigo do memorando, a JOGMEC poderá cooperar ainda na transferência de tecnologia, utilizando a análise de imagens de satélite e o sistema de informação geográfico, além da troca de informações sobre petróleo e gás natural.
O evento antecedeu o Fórum sobre Investimentos nos sectores Petrolífero e Mineiro angolano, apresentado aos chefes de missões diplomáticas acreditadas em Angola.
Neste fórum foram apresentadas as oportunidades de negócios, pelas agências Nacional de Petróleo, Gas e Biocombustíveis (ANPG), de Recursos Mineiras (ANRM), pela Sonangol, pelo IGEO, pela Endiama-E.P e pela Sodiam E.P.