IVA traz realismo nas demonstrações empresariais – contabilista

     Economia           
  • Luanda     Terça, 30 Abril De 2024    22h41  
AGT realiza Congresso Nacional sobre Educação e Cidadania Fiscal
AGT realiza Congresso Nacional sobre Educação e Cidadania Fiscal
Joaquina Bento-ANGOP

Luanda – A implementação do Imposto sobre o Valor Acrescentado (IVA), em 2019, em Angola, trouxe modernização na estrutura fiscal operacional e maior realismo nas demonstrações empresariais, considerou esta terça-feira, em Luanda, o contabilista Adilson Sequeira.

Em declarações à imprensa, à margem do lançamento de duas obras académicas, de sua autoria, o especialista em contabilidade a redução de procedimentos e de uso de papel, bem como a aplicação de recursos electrónicos como as principais do IVA.

Segundo o perito, antes da entrada em funcionamento desse imposto, as outras taxas eram feitas de forma manual, sendo actualmente submetidas electronicamente, com destaque para o Imposto Industrial e declarações fiscais.

O também docente universitário apontou, igualmente, a maior sustentabilidade nas demonstrações financeiras em termos de uma contabilidade mais eficiente sobre a realidade das empresas.

Uma outra vantagem, na visão de Adilson Sequeira, é a evolução das responsabilidades dos contabilistas em conformar os procedimentos contabilísticos de forma electrónica, para submeter o IVA à Administração Geral Tributária (AGT).

Mercado tributário ganha duas obras científicas  

Com o objectivo de contribuir para a literacia sobre o funcionamento do IVA e evitar os contenciosos litígios a nível da administração tributária, o contabilista Adilson Sequeira lançou dois livros intitulados “IVA - A génese no Sistema Fiscal e Aduaneiro Angolano” e “IVA - Sistemas Tributário Angolano”, respectivamente.

A primeira obra, com 350 páginas, explora a matriz e desvenda as normas jurídicas e contabilistas na construção desse imposto, bem como o seu impacto na economia nacional e sobre os demais impostos.

O segundo livro configura-se num guia prático da aplicação do IVA no quotidiano das empresas e dos profissionais, desde a tributação geral até aos sectores especializados, como banca, seguros, petróleo e gás, agricultura, entre outros.

De acordo com o autor, existe pouca literatura sobre o IVA em Angola, facto que motivou a elaboração das duas obras, feitas em quatro anos.

Adilson Sequeira, de 41 anos de idade, é docente universitário, pós graduado em Fiscalidade e Contabilidade, e já conta com outras duas obras no mercado, lançadas em 2014 e 2016, respectivamente.

O autor foi coordenador do grupo de implementação do IVA, que entrou em funcionamento a 1 de Julho de 2019. OPF/QCB

 



Tags



+