Luanda – Angola é actualmente um país estável e com políticas “muito concretas e atractivas” para investidores estrangeiros, declarou esta quarta-feira, o embaixador de Israel, em Luanda, Shimon Solomon.
Em entrevista à ANGOP, a propósito do Dia Nacional de Israel, assinalado a 14 deste mês, o diplomata afirmou que as boas relações entre os dois Estados têm incentivado os empresários israelitas a investirem, em Angola, em vários sectores da economia do país.
Shimon Solomon disse ter constatado, nos últimos anos, “enormes mudanças” no campo político e diplomático que transmitem confiança, não só aos governos, mas, sobretudo, aos investidores dos dois países.
Segundo o diplomata, várias delegações empresariais angolanas visitaram Israel com o objectivo de trocar experiências nos mais variados domínios.
Citou como exemplo as delegações da Agência de Investimento Privado e Promoção das Exportações de Angola (AIPEX), da Empresa Nacional de Diamantes de Angola (ENDIAMA), da Empresa Pública de Águas de Luanda (EPAL) e de outros sectores-chave da economia angolana.
Shimon Solomon reforçou que, das 16 representações diplomáticas israelitas no exterior, a de Angola tem sido das que mais atrai investidores israelitas, por via das suas políticas macroeconómicas.
Por outro lado, acrescentou, as constantes deslocações de entidades governamentais angolanas a Israel e vice-versa mostram o “quão satisfatório” é o nível das relações diplomáticas entre os dois Estados.
Quanto às trocas comerciais, o diplomata disse haver da parte dos governos dos dois países desafios a vencer, na medida em que as mesmas “ainda não são satisfatórias”.
Anunciou, para este ano, a realização de um fórum de negócios de investidores israelitas para investir em Angola e possível visita de governantes angolanos a Israel e vice-versa.
Disse ainda que a sua Embaixada tem patrocinado a deslocação a Israel de cidadãos angolanos para frequentarem, anualmente, cursos em diversos domínios, especialmente na agricultura e em algumas áreas da administração hospitalar.
Essas deslocações, explicou, são realizadas no quadro das relações de cooperação com o Governo de Angola e no âmbito da cooperação com o Centro para a Cooperação Internacional do Ministério das Relações Exteriores de Israel (MASHAV).
As relações diplomáticas entre Angola e o Estado de Israel iniciaram-se em 1993.
Dois anos depois, o Estado de Israel abriu, em 1995, a sua Embaixada, em Luanda, e, em 2000, Angola instalou a sua representação diplomática, em Tel Aviv. MOY/JM/AC